terça-feira, 2 de novembro de 2010

Coisas da Política, 2 e 3 de novembro de 2010

A executiva estadual do PPS se reúne nesta quarta-feira (3), às 19h00, em Belém. Com a presença confirmada do vice-governador eleito, Helenilson Pontes, e dos deputados Arnaldo Jordy e João Salame, o partido fará um balanço da sua participação nas eleições 2010 e pautará sua conduta para o futuro.

Campanhas
A altíssima abstenção do segundo turno no Pará preocupa o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), João Maroja. Para ele, o feriado prolongado não justifica a ausência de 1,2 milhão de eleitores. E promete campanhas de conscientização para evitar novos recordes de abstenção.
Eleito
Simão Jatene (PSDB) foi eleito governador com 383.190 votos de frente para sua adversária, a governadora Ana Júlia Carepa (PT), que tentava a reeleição. Jatene obteve 1.860.799 votos contra 1.477.609 votos de Ana.
Transição
O economista Sérgio Leão foi escolhido pelo governador eleito para coordenar a equipe que trabalhará na transição de governo. No domingo à noite, Ana Júlia telefonou para Jatene, cumprimentando-o pela vitória e colocando o governo à disposição para uma transição tranqüila.
Alegria
O prefeito de Santana do Araguaia, Gilgleider Altino Ribeiro, o Alegria (PSDB), tem aparecido freqüentemente no noticiário e, geralmente, por motivos que em nada dignificam o cargo. Agora, é acusado de pagar os integrantes de uma banda musical de sua propriedade com dinheiro da prefeitura. Os vereadores criaram CPI para investigar.
Revolta
Descontos não explicados nos vencimentos de servidores da Prefeitura de Marabá estão causando revolta. Segundo fonte da Coluna, há casos em que o desconto chega a um terço do salário. Com o feriado prolongado, não foi possível ouvir o governo municipal sobre o caso.
Oposição
Em nota distribuída ontem (1º) à imprensa, a governadora Ana Júlia anunciou a disposição de liderar a oposição ao governo de Simão Jatene, a partir de 1º de janeiro de 2011. A pergunta é: Ana terá força junto às diversas tendências do PT para assumir a posição à qual se candidata?
Obstáculo
Durante os quatro anos de seu governo, Ana Júlia privilegiou a tendência à qual ela está ligada, a Democracia Socialista (DS), e não abriu espaço para as demais correntes do partido. Deixadas de lado durante o governo, as tendências podem ser, agora, um obstáculo no caminho da governadora.
Força
Ana precisará ter apoio do Campo Majoritário (setor que agrega três ou quatro tendências do PT) para suas pretensões. Liderado por Paulo Rocha (Unidade na Luta), Zé Geraldo (PT pra Valer) e Beto Faro (Articulação Socialista), o Campo elegeu oito dos nove deputados estaduais e três dos quatro federais do PT.
Encrencados
Entre os prefeitos do PT que terão muitas explicações sobre a votação pífia de Ana Júlia em seus municípios estão os de Parauapebas, Darci Lermen; de Jacundá, Dino Altoé; e de Santarém, Maria do Carmo. Jatene ganhou de goleada nos três municípios.

Em Conceição do Araguaia, a eleição foi agitada no último domingo (31). A vice-prefeita do município, Wanda Aquino (PSB), foi detida por suspeita de transporte irregular de eleitores, mas foi logo liberada. Duas pessoas foram presas, acusadas de oferecer cestas básicas em troca de votos nos seus candidatos.

Nenhum comentário: