quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Coisas da Política, 13 e 14 de janeiro de 2011

O engenheiro Pedro Abílio Torres do Carmo foi designado para responder interinamente pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb). Ele foi secretário de Transportes e de Obras Públicas no primeiro governo de Simão Jatene (PSDB) e é o atual coordenador de Câmaras de Políticas Setoriais, órgão ligado à Secretaria de Governo.

Frente
O prefeito Maurino Magalhães (PR) está montando uma ampla frente de partidos visando às eleições municipais de 2012. Se concretizada, a frente vai reunir lideranças de todos os matizes ideológicos e partidários.
Secretários?
Conduzida pelo secretário Miguelito Gomes Filho, titular da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e filiado ao PP, a articulação inclui até o PT. Com boas possibilidades de Sebastião Ferreirinha e Luiz Carlos Pies assumirem secretarias no governo municipal.
E mais
Outra liderança sondada é a ex-deputada Elza Miranda, que hoje está filiada ao PR. A intenção é atrair também o PMDB do vereador Nagib Mutran Neto, presidente da Câmara Municipal. O PDT, que tem na vereadora Júlia Rosa a maior expressão política local, também deve ser convidado.
Prestígio
Há muito tempo Marabá não era tão prestigiada na composição de um governo estadual. Já são seis os auxiliares de Simão Jatene (PSDB) que têm alguma ligação com o município. No primeiro escalão, os secretários de Obras, Tião Miranda; de Pesca, Asdrúbal Bentes; e de Administração, Alice Viana, filha do marabaense Orlando Lobo.
Sema
Rubens Sampaio, ex-secretário municipal de Agricultura no governo Tião Miranda, foi nomeado secretário-adjunto de Meio Ambiente. Adelina Braglia, que já foi vice-prefeita de Marabá, é a presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp).
Sedurb
Ontem (12), o Diário Oficial do Estado trouxe a nomeação de mais um marabaense: Márcio Godoi Espíndola vai exercer o cargo de secretário-adjunto da Sedurb. Ele foi indicado pelo deputado federal eleito José Priante (PMDB).
Sondados
Além dos nomeados, Haroldo Bezerra foi sondado para assumir a Cosanpa e a jornalista Bia Cardoso para a Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), mas não aceitaram. Desta vez, os marabaenses não podem reclamar que foram esquecidos.
Decisão
Pode sair no início de fevereiro a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o recurso do PMDB que pede nova eleição para senador no Pará. Na terça-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encaminhou as informações do processo que pedidas pelo presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski.
Argumento
O mandado de segurança ajuizado pelo PMDB é contra a decisão do TRE do Pará, que proclamou como eleitos Fernando Flexa Ribeiro (PSDB) e Marinor Brito (PSOL). O argumento é de que deve ser realizada nova votação, já que os votos de Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT) não foram contabilizados, somando mais de 50% de votos nulos.

A Prefeitura de Água Azul do Norte abriu inscrições para concurso público que deve preencher vagas nas áreas de administração, saúde e educação. As inscrições, segundo a prefeitura, só poderão ser feitas pela internet, no período iniciado no último dia 3 e que termina no próximo dia 3 de fevereiro. Os salários vão de R$ 540,00 a R$ 4.000,00.

Um comentário:

Anônimo disse...

Discordo sobre o prestígio dado a Marabá. Tião Miranda e Asdrúbal apenas trocaram a eleição deles pelos cargos no Executivo, o que não é ganho, mas perda, eis que serão substituídos por parlamentares de outras regiões. Além disso, suas secretarias não são de grande expressão. Adelina Braglia e Márcio Espíndola já perderam o vínculo com Marabá há muito tempo. Quanto a Rubinho, o cargo de adjunto não representa grande coisa.