sábado, 9 de junho de 2012

Coisas da Política, 9 a 11 de junho de 2012*

O deputado Giovanni Queiroz foi reeleito presidente estadual do PDT, ontem (8), em Belém, durante o 10º Congresso e Convenção Estadual do partido. O evento reuniu lideranças de todas as regiões do Pará e serviu também para orientar os candidatos com relação à legislação que regulamenta as eleições deste ano. 

Sem restrição
Pelo voto da unanimidade dos mais de 200 militantes das diversas tendências do partido, o PT de Marabá decidiu apoiar a pré-candidatura do deputado João Salame (PPS) à prefeitura. A decisão foi tomada na última quinta-feira (7), em plenária do partido no auditório do campus I da UFPA.
Líderes
As principais lideranças do PT marabaense estavam presentes. Entre elas, a deputada Bernadete ten Caten, a vereadora Antônia Carvalho, Luiz Carlos Pies e Luiz Bressan, presidente do diretório municipal do partido em Marabá.
Aliados
Também participaram da reunião, na condição de convidados, representantes dos demais partidos da chamada Terceira Via: Ítalo Ipojucan (PMDB), Jorge Brasil (PV) e Daniel de Sá (PDT). João Salame e Roberto Salame Filho representaram o PPS.
Vice
Não houve nenhuma abstenção e nenhum voto contra. Luiz Carlos Pies foi indicado pelos militantes do partido para compor como candidato a vice-prefeito na chapa da Terceira via. A escolha do vice será discutida pelo conjunto dos partidos da frente.
Lançamento
E o anúncio oficial do apoio dos vários partidos da Terceira Via à pré-candidatura de João Salame à prefeitura já tem data marcada. Será na próxima sexta-feira (15), com a presença dos dirigentes das várias legendas que compõem o grupo.
União
Em Água Azul do Norte, na PA-279, cresce o nome do vereador Teomílio Lopes de Souza, o Netão (PSC), como possível candidato a prefeito na eleição deste ano. Com bom trânsito em todos os seguimentos sociais, Netão pode ser o nome que unirá os grupos do atual prefeito Renan Lopes Souto (PMDB) e do ex-prefeito José Francisco da Silva (PSDB).
Oposição
Mas há outros nomes que podem representar o grupo da situação na disputa da prefeitura, em Água Azul. Pela oposição, o nome mais forte é o de Deusmir Luiz Gonçalves (PT). O vice de Gonçalves será o também vereador Nemésio Ferreira de Oliveira, o Netinho (PTB).
Consolidado
No município de São Félix do Xingu, na PA-279, está consolidada a candidatura do empresário João Kleber (PPS) à prefeitura. O PR, PV e PRTB devem compor na coligação do PPS.
Dissidência
Minervina Maria de Barros Silva, do PDT, que também conversa com o grupo, ameaça sair com candidatura própria. O PT, que também tem pré-candidato a prefeito, já avisou que pode ir junto com Minervina, caso ela decida mesmo encarar a disputa.
Decidido
O PMDB e o PT bateram o martelo e estarão juntos na disputa da Prefeitura de Parauapebas. O candidato a prefeito será José das Dores Coutinho, do Partido dos Trabalhadores, que terá como candidata a vice a ex-prefeita e ex-deputada Bel Mesquita (PMDB).

Em Jacundá, a oposição continua trabalhando na formação de uma frente suprapartidária. A primeira conversa reuniu o PPS, PSC, PV, DEM, PMN, PRP e PSDC. A coordenação da frente vem conversando com outros partidos considerados de oposição e também com alguns insatisfeitos da base governista.


===========

*Publicada originalmente no Jornal Opinião, edição de hoje.

Nenhum comentário: