segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Coisas da Política, 19 a 21 de novembro de 2011


Moradores que tiveram suas casas alagadas nas chuvas dos últimos dias pretendem ingressar na Justiça contra o Município de Marabá, pedindo ressarcimento dos prejuízos. Alegam que a prefeitura não limpou as grotas que cortam a cidade, o que levou a enxurrada a invadir as residências.

Carajás
Neste sábado, às 16h, o prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon (PMDB), lidera movimentação pró-Carajás em seu município. Carreata e ato público vão marcar a participação de Curionópolis na campanha pela divisão do Pará.
Plenária
Também hoje (19), Parauapebas realiza carreata em prol da causa. Em Belém, haverá plenária na sede da Tuna Luso Brasileira, com a participação de membros da Frente Pró-Carajás.
Leilão
Em Xinguara, ainda neste sábado,  a população está empenhada na realização de grande leilão para arrecadar fundos para a reta final da campanha. No domingo, a festa será no bairro São Félix, em Marabá, reunindo lideranças de vários municípios da região.
Ex-amigos
Jader Barbalho (PMDB), dizem, está um poço de mágoas com os caciques de seu partido, porque estes não teriam movido uma palha para acelerar o julgamento do processo dele no Supremo Tribunal Federal (STF). Michel Temer, José Sarney, Renan Calheiros, dentre outros, são nomes que não devem ser lembrados perto de Jader, nesses dias.
Coletiva
O prefeito Maurino Magalhães (PR) deve reunir a imprensa na próxima segunda-feira (21) para anunciar reforma administrativa que pretende fazer em seu governo. Aliás, segundo o que corre nos bastidores, a reforma já começou, com a demissão de 400 funcionários comissionados na última quarta-feira (16).
Folha
Pressionado pela falta de recursos para os salários de outubro, Maurino parece ter decidido, enfim, enxugar a folha, inchada desde o primeiro ano de seu governo. Em março de 2009, a Coluna publicou o espantoso crescimento da folha salarial da prefeitura, que subiu de R$ 8,1 milhões em dezembro de 2008 para R$ 11,4 milhões em fevereiro de 2009.
Atraso
De lá para cá, tudo indica que os números não pararam de crescer, já que novas secretarias foram criadas pelo governo municipal, culminando agora no atraso dos salários. Segundo as informações correntes, estão sem receber os servidores de dois terços das secretarias municipais. E tudo às vésperas de dezembro, com o 13º salário às portas.
Fila do SUS
O tititi da semana é sobre o que foi fazer o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) no Pronto-Socorro Municipal de Belém, durante crise renal numa noite desta semana. Por que será que Jordy não usou a cobertura médica que lhe oferece a Câmara dos Deputados e preferiu uma unidade da rede municipal de Belém?
Factóide
Tem gente achando que a opção pelo pronto-socorro do município não passou de publicidade da pré-campanha para a Prefeitura de Belém, já que é de domínio público que Jordy não tira da cabeça o sonho de ser prefeito da capital. Será?

A Câmara Municipal de Rio Maria é mais uma a aprovar aumento de suas vagas, a partir da próxima Legislatura. O número de vereadores passa de nove para onze, com a emenda à Lei Orgânica do Município aprovada na última quarta-feira (16). Nenhum dos atuais vereadores votou contra o projeto.

Um comentário:

Anônimo disse...

ainda bem que é só um sonho do Jordy, na frente dele existe o Edmílson rodrigues esperando época de eleição municipal garantido a prefeitura de Belém...