quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Coisas da Política, 16 e 17 de fevereiro de 2012

O deputado federal Lira Maia (DEM-PA) criticou as modificações feitas pelo Senado no projeto do novo Código Florestal. Segundo ele, os pontos mudados servirão mais para beneficiar os interesses internacionais do que para proteger o meio ambiente. Além de prejudicar a produção rural brasileira.

Abandono
O deputado Martinho Carmona (PMDB) é mais um a deixar a base de sustentação do governador Simão Jatene (PSDB) na Assembleia Legislativa. A justificativa para pular fora do barco governista tem a ver com compromissos não cumpridos pelo governo.
Promessa
Segundo Carmona, para que ele apoiasse Jatene no segundo turno da eleição de 2010 lhe foi prometida participação efetiva no governo. Mas, segundo o deputado, até agora não recebeu nadica de nada e vem sendo empurrando com a barriga. Por isso, decidiu cair fora.
Seminário
Sob o comando de seu presidente regional, deputado federal Giovanni Queiroz, o PDT realiza seminário estadual no próximo dia 24, em Belém. O polêmico ex-ministro do trabalho, Carlos Lupi, presidente nacional da legenda, será a grande estrela do evento.
Violência
A unanimidade dos deputados estaduais do Pará aprovou ontem (15) projeto de lei de autoria do deputado Zé Maria (PT) que institui a data de 12 de fevereiro como Dia Estadual de Combate à Violência no Campo. A data foi escolhida porque é a mesma da morte da missionária Dorothy Stang, assassinada em 2005.
Caixa 2
Absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (3 votos a 2) no caso do caixa 2, o prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) disse que vai se dedicar agora a projetos, obras e ações que beneficiam a população. Para absolver Maurino, o TRE acatou a tese da intempestividade da denúncia de caixa 2 na campanha de 2008.
No Tapajós
Alenquer e Santarém servirão de termômetro para que o governador Simão Jatene sinta o ânimo da população do oeste do Pará no pós-plebiscito. Ele está desde ontem visitando os dois municípios.
Agenda
Em Alenquer, o governador assinou ordem de serviço para construção de ponte. Em Santarém, ele lança o projeto do novo estádio de futebol, entrega viaturas policiais e participa de reuniões com políticos e empresários. Jatene iria também a Itaituba, mas no fim da tarde de ontem correu a informação do cancelamento dessa parte da agenda.
Interino
Em Canaã dos Carajás, o prefeito em exercício Itamar Francisco da Silva (PTB), diz que a situação é grave na prefeitura. O vice, que assumiu depois que a Justiça afastou o titular Anuar Alves da Silva (PDT), afirma que está tranquilo e tentará fazer o melhor enquanto permanecer no cargo.
Obras inacabadas
Itamar Silva diz que se a Justiça o mantiver no cargo até o fim do mandato, a prioridade é consertar as finanças do município e concluir obras que foram deixadas inacabadas por Anuar Alves. Parceiros e companheiros de chapa na eleição de 2008, Itamar e Anuar se tornaram inimigos no decorrer do mandato.

Na segunda-feira e na quarta-feira da próxima semana será ponto facultativo nas repartições públicas do Estado, que só voltarão a atender normalmente na quinta (23). Exceção apenas para as áreas de arrecadação, saúde e segurança pública, que terão escalas especiais de servidores para atender a população.

2 comentários:

Anônimo disse...

se eles estivesse se importando com o que diz , nem assim ainda vai porque um vice que nunca pisou na prefeitura durante 3 anos apenas recebendo o seu e agora por influencia des outros partidos ele fez o que esta feito asumindo a prefeitura mas sem importar com os canaences, muita gente esta de luto em canaã os mais umilde pois e a classe que o prefeito Anuar Alves mais ajudava e cuidava ate tirarem o que Deus deu para ele que foi a cadeira de prefeito mas justaça seja feita hahaha sera que ela quer ser feita?

Anônimo disse...

A LUPA DA ADMINISTRÇÃO PUBLICA NÃO ENCHERGA O LIXO EXPOSTO EM RIO MARIA

LIXÃO MUNICIPAL A VERGONHA DE RIO MARIA


Na contra mão da historia, a cidade de Rio Maria mantém durante 05 (cinco) mandatos consecutivos, incluindo a atual administração, um lixão a céu aberto, quase dentro da área urbana, localizado há margem esquerda do Rio que da nome a cidade.
Este crime ambiental há anos vem sendo objeto de debates e denúncias por parte da sociedade organizada, como: associações, sindicatos, cooperativas (copatioro), rádios comunitárias, movimentos estudantis e etc.
No entanto diante de tantos debates e preocupação da sociedade, os gestores municipais continuam insensíveis à causa, sem apresentar nenhuma alternativa pratica para solucionar o problema.
Nas eleições municipais tem sido inclusive bandeiras eleitorais, mas depois cai na vala no esquecimento até a próxima batalha eleitoral.
Centenas de famílias que moram próxima ao lixão e comunidades que vivem as margens




do rio reclamam a anos sem sucesso, dos prejuízos causados pela poluição, como: doenças, mortes de peixes, animais ribeirinhos e etc.
A reportagem ouviu pessoas que moram próximas ao local (dona Maria das graças e Claudio Monteiro), pessoas que se utilizam do aproveitamento do lixo e que são testemunhas do descaso do poder público com o problema e não acreditam mais na solução por parte do poder público municipal.
A reportagem o procurou a Secretaria de municipal de Meio Ambiente, que falou da preocupação do prefeito municipal em buscar uma saída para o problema, sem no entanto apresentar medida pratica para tal.
Diante do quadro de incerteza e perplexidade da população que vive próximo ao local e as margens do Rio Maria, fica a pergunta; Até quando senhor gestor?
Do correspondente:
Isnaldo Alves