terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Coisas da Política, 7 e 8 de fevereiro de 2012


Apesar das pressões em contrário, o prefeito de Abel Figueiredo, Hidelfonso de Abreu Araújo (PP), deve ser mesmo candidato à presidência da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (Amat Carajás). Ele decidiu ouvir o apelo dos prefeitos que querem sua candidatura ao cargo.

Medicina
Nesta terça-feira (7), às 9h, o prefeito Maurino Magalhães (PR) oficializa a doação de terreno à Universidade do Estado do Pará (Uepa) para implantação da Faculdade de Medicina em Marabá. O evento será no auditório da Uepa, na Agrópolis do Incra.
Área
O terreno que será doado fica nos fundos do atual campus da Uepa, na área onde funciona hoje a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O secretário de Estado de Promoção Social, Nilson Pinto, e a reitora da Universidade do Estado do Pará, Marília Brasil Xavier, participam da solenidade.
Prévias
O vereador de Belém Alfredo Costa será o candidato do PT à prefeitura da capital, conforme o resultado do segundo turno das prévias do partido, realizado neste fim de semana. Por apenas 53 votos de vantagem em um universo de mais de quatro mil votantes, Costa venceu o deputado federal Cláudio Puty.
Apertado
Em Parauapebas, o secretário de Obras, José das Dores Coutinho (248 votos), venceu o deputado estadual Milton Zimmer (222 votos). Coutinho tem o apoio do prefeito Darci José Lermen na missão de levar o PT ao terceiro mandato consecutivo na prefeitura.
Prefeito não
O titular da Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Marabá, Miguelito Gomes Filho, disse ontem (6) que não será candidato a prefeito e nem a vice-prefeito, nas eleições de 7 de outubro deste ano. A declaração foi dada durante evento do Partido Progressista (PP), do qual Miguelito é o presidente municipal.
Reeleito
O deputado federal Arnaldo Jordy foi reeleito presidente do diretório estadual do PPS no Pará. Assim, o parlamentar vai completar 20 anos na presidência do partido. O deputado estadual João Salame decidiu não participar da nova executiva.
Projeto
A Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) deve começar a discutir esta semana o polêmico projeto de lei das parcerias público-privadas. O projeto abre caminho para conceder serviços públicos à iniciativa privada.
Nitroglicerina
Em carta aberta à população de Redenção, o ex-secretário de Agricultura, Pedro Martins Barros, o Pedro Tindô, soltou o verbo com acusações contra o prefeito Wagner Fontes (PTB). O ex-secretário criou um blog (www.pedrotindo.blogspot.com) para publicar as denúncias contra o prefeito.
Lista
Entre as acusações de Tindô contra Fontes, ameaças a servidores públicos para devolução de parte dos salários, emissão de notas fiscais frias, conivência com o furto de energia elétrica de prédios públicos, licitações fraudulentas e enriquecimento ilícito. Denúncias graves que necessitam de rigorosa apuração.

Participantes da reunião promovida por associações de municípios em Santarém para discutir o cenário do Pará pós-plebiscito, decidiram encampar a ideia de um projeto de iniciativa popular para mudar a legislação relacionada à criação de novos Estados. Nova reunião deve acontecer nos próximos dias, em Marabá, para aprofundar a discussão.

Nenhum comentário: