quinta-feira, 17 de maio de 2012

Coisas da Política, 17 e 18 de maio de 2012

Professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) entram em greve hoje (17), sem previsão de retorno. O movimento é nacional e busca pressionar o governo de Dilma Rousseff (PT), que tem ignorado as reivindicações da categoria. Em Marabá, está prevista concentração às 17h, no Campus I, Nova Marabá.

Conversa
O deputado João Salame (PPS) e o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho (PMDB), têm reunião marcada para esta quinta-feira, em Belém. Mais uma vez, vão falar de eleições municipais e avaliar o quadro político em vários municípios do Estado, incluindo Marabá.
Emendas
A Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) vai devolver R$ 5 milhões ao governo. O dinheiro será transformado em emendas parlamentares e cada deputado poderá destinar R$ 120 mil aos municípios.
Aliança
Em Canaã dos Carajás, PT e PMDB decidiram fechar aliança para as eleições municipais deste ano. O candidato a prefeito será o peemedebista Jeová Andrade. As conversas entre PMDB e PT devem render parcerias em muitos outros municípios do Estado.
Falha
Em Xinguara, uma falha do cerimonial na solenidade de entrega de uma ambulância numa vila do município pode ter causado um desarranjo na base de apoio do prefeito Davi Passos (PT). Um dos cinco pré-candidatos a prefeito ligados a Passos sinaliza estar de saída do grupo, aborrecido por ter sido ignorado no evento.
Defesa
O deputado José Megale (PSDB) se manifestou sobre as acusações de que teria assinado cheques para pagar serviços e produtos nunca entregues à Alepa, quando era vice-presidente da Casa. Segundo ele, as assinaturas eram atos de rotina na ausência do presidente, sempre com base em pareceres do setor jurídico.
Boa-fé
Megale disse que tudo que assinou enquanto no exercício da presidência o fez de boa-fé. Ele afirmou que não teria razões para suspeitar de qualquer irregularidade nos processos que estavam tramitando normalmente na Casa. O deputado se colocou à disposição da Justiça para esclarecer o que for necessário.
Internado
O vereador Nagib Mutran Neto (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Marabá, está em Belém acompanhando o pai, Vavá Mutran, que está internado em CTI (Centro de Terapia Intensiva). O quadro inspira cuidados.
Opção
O ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Xinguara, Clécio Witeck, poderá ser o candidato da situação à Prefeitura de Água Azul do Norte. Filiado ao PDT, Witeck tem bom trânsito no governo e, segundo observadores da política local, é o nome capaz de unir o atual prefeito Renan Lopes Souto (PMDB) e o ex-prefeito José Francisco da Silva (PSDB).
Estradas
Autoridades federais e estaduais do setor de transportes foram convidadas pela Assembleia Legislativa do Pará para a sessão especial que irá debater os problemas da malha rodoviária do Estado. Solicitada pelos deputados Airton Faleiro e Zé Maria, ambos do PT, a reunião acontece hoje, a partir das 9h.

Aprovado em primeira discussão a proposta que prevê o aumento do número de vereadores de 11 para 15 em Parauapebas. O projeto foi votado na última terça-feira, em sessão ordinária da Câmara, e está de acordo com a Constituição Federal, que delegou aos municípios a competência para definir a quantidade de vereadores.

Um comentário:

Josiel Silva disse...

Enquanto isso em Parauapebas...

O Roque tem palavra, mas e o PT/Darci/Coutinho/Margalho tem?

Aliados durante os quase oito anos do governo Darci, PP e PT estão cada vez mais distantes em Parauapebas. E tendem a se afastar ainda mais a partir das eleições municipais deste ano. Tudo começou quando o PMDB adentrou no governo Darci (ODILON, BEL e WLC), onde uma ala peemedebista trabalha nos bastidores para aproximar o partido da candidatura de Coutinho e Bel ou vice e versa, esse grupo tem nada mais nada menos que os Jáders, já de olho em 2014. A intenção do grupo PMDB é não só emplacar a vaga de Prefeita ou de vice na eleição deste ano, como também eleger o maior número de vereadores na chapa governista. Lendo assim observe que os pontos postos pelo o PMDB, vão de encontro com os ate então navegado pelo o PP, que detém o vice de Darci, que gostaria de manter com a família Afonso & Dutra.

O PP sabe que avinda do PMDB agora, afundaria a possibilidade de
permanecer no palanque do PT, aliado de ontem, também pensando em
seu próprio projeto a eleição em 2014 (Deputado). Com isso, o PMDB já ganhou a eleição mesmo sem nem um voto posto na urna! Já colocou o PT na defensiva e isolou o PP no bloco.

O próprio Darci/Coutinho, segundo parlamentares do PMDB/PT, teria
interesse nessa definição o quanto antes, apesar de publicamente não
admiti-la. De acordo com essa versão, o lançamento da pré-candidatura de Coutinho e Bel ou vice e versa seria apenas uma “questão de tempo” valorizando os dois partidos em uma futura negociação para as eleições
de 2014.

Não por acaso, Odilon tem sido o maior crítico do governo mesmo sendo o líder na câmara de vereadores e responsável pela a aproximação com o PT , é o principal responsável pela a não nomeação de Roque na SEMOB, como não basta-se agora quer a SEMURB, ocupada pelo o PP.
O pacote do PMDB e enquanto ataca os antigos aliados (PP) quando BEL
era prefeita, os mesmos fazem “vista grossa” a articulação do
ex-deputado Gerson Peres a favor da aproximação do PSD de seu
VALMIR, e outra aproximação com o PDT, entre os líderes dessa
articulação estão parlamentares próximos a DUCIOMAR e GEOVANE QUEIROZ, no pacote, além da indicação do vice o PT dependendo do seu desempenho nas urnas poderia continuar comandando a SEMSA, SEFAZ e SEMED, os peemedebistas sonham ainda em conquistar a presidência da câmara com o apoio do PT. Para isso, os parlamentares do PMDB querem agora a SEMURB/PP.

Entre os petistas, a movimentação de bastidores trabalham com a possibilidade de lançarem um manifesto contrário a essas especulações, é grande a movimentação no ninho petista, ontem mesmo já estavam reunidos o grupo do deputado Milton com Coutinho, agora é ver quem será o vice?

Josiel Silva