terça-feira, 17 de julho de 2007

Ana Júlia vai lutar contra Carajás

Conforme previsto, o governo do Estado oficializou, ontem à noite, seu posicionamento contra a reestruturação territorial do Pará e a conseqüente criação dos Estados de Carajás e Tapajós. O secretário de Integração Regional, André Farias, anunciou com todas as pompas, em reunião na Associação Comercial do Pará (ACP), que a governadora Ana Júlia Carepa (PT) é contra a divisão do Estado e que o governo vai aderir à campanha da ACP pela manutenção das coisas como hoje estão: a Região Metropolitana de Belém sugando o desenvolvimento do interior do Estado, onde uma população cada vez mais pobre é obrigada a sustentar o bem-estar da capital e suas adjacências.
Aqui no sul e sudeste do Estado, ninguém se surpreendeu com o anúncio de André Farias. Primeiro porque até as criancinhas sabem que o PT, partido da governadora de plantão, sempre foi contra a criação do Estado de Carajás. A questão é que, até agora, o Partido dos Trabalhadores (?) pôde manter uma postura contrária, mas sem se expor, se aproveitando de sua condição de partido da oposição. Ou seja: um partido que não tinha compromisso com nada a não ser bater em quem estava no poder.
Estando agora no governo, as coisas mudaram. O PT foi obrigado a mostrar a cara e, o fazendo, declarar sua contrariedade em relação à possível divisão do Pará. O que não muda em nada, absolutamente nada, a caminhada em defesa de Carajás e Tapajós.
Um governo que, passados seis meses desde a posse, não disse ainda a que veio, não mete medo em ninguém. Até agora, o PT nada fez no governo do Estado, além de realizar plenárias, congressos, conferências e outras reuniões. É um governo de muita conversa, mas de pouquíssimas ações. E quando se atreve a fazer alguma coisa, só faz besteiras.
É esse governo que agora se coloca como opositor da causa de Carajás e Tapajós, muito diferentemente do discurso feito por Ana Júlia nas duas regiões durante a campanha eleitoral.
E o porta-voz enviado para anunciar a posição contrária do governo à criação dos novos Estados, o secretário André Farias, parece ter sido escolhido mesmo a dedo pela governadora.
Por duas vezes, esse tal de André Farias se comprometeu com a população e as autoridades de Marabá e região, mas não cumpriu sua palavra. Foi convidado para debater temas importantes para a região, no Seminário de Desenvolvimento do Pólo Carajás, promovido pela Câmara Municipal de Marabá em abril deste ano, mas não deu as caras. Em maio, foi convidado pela União dos Vereadores do Sul e Sudeste do Pará (Uvespa) para proferir palestra no 2º Encontro dos Vereadores do Sul e Sudeste do Pará, mas também não apareceu.
Nos dois eventos, o secretário confirmou presença, mas ignorou solenemente o povo desta região, não cumprindo seu compromisso de falar nas duas reuniões. É esse o homem que tem a missão de levar o desenvolvimento a todos os cantos do Pará. Um cidadão que não é capaz sequer de comparecer a reuniões com as autoridades da região para cumprir a própria palavra empenhada.
É este o governo do PT, que agora se posiciona contra os interesses do sul, sudeste e oeste do Pará. Por isso, repito, nada muda na luta pela criação dos dois Estados. Já diz o provérbio: "Os cães ladram e a caravana passa."

Nenhum comentário: