sexta-feira, 20 de julho de 2007

Carajás: convite ao debate

Em resposta ao anúncio da Associação Comercial do Pará (ACP) de que a entidade vai liderar campanha contra a criação dos Estados de Carajás e Tapajós, o deputado Giovanni Queiroz (PDT) enviou carta ao presidente da ACP, Altair Vieira, desafiando-o, inclusive, ao debate aberto sobre o tema, com a participação da sociedade paraense. Abaixo, a íntegra da carta:


"Brasília, 13 de julho de 2007.

À
Associação Comercial do Pará
Belém - Pará
Att.: Altair Vieira

Prezado Presidente,

A respeito de reportagem publicada no jornal O Liberal, Caderno Política, Coluna Por Dentro, Pág. 04, edição de quinta-feira, 12 de julho, próximo passado, com o título: "Associação Comercial começa mobilização contra divisão do Pará", vimos através desta, trazer ao conhecimento da Associação Comercial do Pará os seguintes esclarecimentos:
Como autor do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) nº 159-B, de 1992, que versa sobre a autorização plebiscitária com o obejtivo de criação do Estado do Carajás, a partir do desmembramento do Estado do Pará, entendo que neste momento, devemos deixar de lado as paixões pessoais e que decorrem de interpretações superficiais das questões maiores do interesse do Estado do Pará.
Na minha ótica, impera o sentimento de que temos desafios inadiáveis a enfrentar, juntos, com o conjunto da sociedade, na busca de mecanismos que possam equalizar a imensa desigualdade social e econômica, fruto da insuficiência e ineficácia das políticas públicas, condenando o Estado a um impertinente modelo de desigualdade. Temos, portanto, a obrigação e dever patriótico de pensar grande e, sobretudo, pensar no Estado do Pará inserido num contexto nacional. Pensar num desenvolvimento maior de todo o Território e de toda a população.
O que propomos nada mais é do que dividirmos a gestão, e ao multiplicarmos nossa influência política, de maneira responsável, inteligente, planejada e estratégica, podermos alavancar muito mais o nosso tão almejado desenvolvimento. Um desenvolvimento em benefício de toda a população do Estado do Pará, no sentido de se garantir uma contribuição muito maior ao país.
Nesse sentido, quero propor a Vossa Senhoria promovermos um grande Simpósio no Estado do Pará, com a discussão do tema: "A divisão territorial", que entendo ser um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento do País. Colocamo-nos, desde já, à disposição para participar desse debate.
Senhor presidente, a demanda por investimentos no interior de nosso Estado é crescente e inadiável. Outras de nossas grandes preocupações são relacionadas aos projetos de ampliação e implantação em curso por empresas do porte como a Companhia Vale do Rio Doce, Alcoa... dentre outras.
São vários os desafios, daí a nossa proposta de um grande encontro e que convoquemos toda a sociedade para este debate.
Atenciosamente,


GIOVANNI QUEIROZ
Deputado Federal"

Nenhum comentário: