segunda-feira, 9 de julho de 2007

Farra com o nosso dinheiro

Sob pressão de suas bases nos municípios, os deputados federais podem, a qualquer momento, promover uma nova farra com o dinheiro público. Voltou à pauta da Câmara a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) que recria as mais de 8,5 mil vagas de vereador sepultadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições municipais de 2004.
Tudo para tentar emplacar nas Câmaras Municipais, em 2008, os cabos eleitorais que darão suporte às tentativas de reeleição dos senhores deputados federais em 2010. Fazer sombra com o chapéu alheio [no caso, o do contribuinte] é a intenção dos nossos queridos parlamentares federais.
Para disfarçar a pouca-vergonha, os defensores da PEC justificam a atitude dizendo que a diminuição do número de vereadores não reduziu os gastos das Câmaras Municipais, como era esperado.
A bem da verdade, os gastos continuaram altos pela má-vontade dos vereadores de tomar atitudes que pudessem baixar as despesas. Pelo contrário, aumentaram os gastos dos Legislativos, principalmente em diárias duvidosas para os próprios vereadores, que passaram, teoricamente, a viajar mais com o dinheiro do contribuinte. Suspeita-se que fazendo turismo, na maioria das vezes, já que resultados práticos em benefício das comunidades não apareceram.

Nenhum comentário: