sexta-feira, 20 de julho de 2007

Era só o que faltava

O gesto obsceno do assessor especial de Lula para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, mostrado ontem pelo Jornal da Globo e hoje pelo Bom Dia Brasi, em que o assessor comemorava a informação de possível defeito no Airbus da TAM que se acidentou na terça-feira em São Paulo, é um completo desrespeito a todos os brasileiros. Enquanto o País está de luto pela morte de aproximadamente 200 pessoas no acidente, o governo celebra com gestos grosseiros sua possível absolvição no caso.
Tem razão o senador Pedro Simon (PMDB-RS), que reafirma que o governo tem culpa sim, ainda que fique comprovada falha técnica na aeronave acidentada. Os fatos falam por si só: a pista curta do aeroporto de Congonhas não permite qualquer manobra que possa evitar uma tragédia como a da última terça-feira, em caso de pane nas aeronaves. Dizem os especialistas que é preciso ter área de escape nos lados e nas cabeceiras da pista, para casos de emergência.
O Tribunal de Contas da União (TCU) mostra dados inequívocos segundo os quais o governo Lula cortou recursos da ordem de R$ 500 milhões nos últimos três anos, mesmo com os alertas do então ministro da Defesa, José Viegas, de que os cortes poderiam causar o caos no setor aéreo. O caos e a completa insegurança que estamos vivendo agora.
Em qualquer país civilizado, Marco Aurélio Garica teria amanhecido exonerado pelo governo. Aqui, muito provavelmente, o presidente Lula deve sair em defesa do seu aspone no pronunciamento que fará hoje à Nação ou em entrevistas ao longo do dia.

Nenhum comentário: