sábado, 14 de julho de 2007

Um dia a casa cai

Sob intensas vaias do público que lotou o Maracanã, na noite desta sexta-feira, para a abertura dos Jogos Pan-Americanos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu fazer a declaração de abertura oficial dos jogos.
Assim que adentrou ao estádio e apareceu no telão, Lula recebeu a primeira onda de vaias. Daí por diante, a cada vez que a imagem do presidente aparecia, nova vaia acontecia. Até o ponto culminante, quando o público não permitiu que Luiz Inácio declarasse aberto o Pan.
De forma humilhante, Lula foi substituído na função pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. Foi uma quebra protocolar do Pan, desde a primeira edição dos jogos em Buenos Aires no ano de 1951. De lá para cá, todas as edições dos jogos eram abertas oficialmente pelos chefes de Estado dos países onde as competições foram realizadas.
Lula foi vaiado, a delegação dos EUA também e sobrou até para os venezuelanos e bolivianos, coincidentemente todos aliados do presidente do Brasil.
O sentimento antiamericano pode [e deve] ter sido exarcebado pelo episódio do chefe do Comitê de Imprensa da delegação americana, há poucos dias, quando o mesmo fez uma brincadeira de mau gosto comparando o Brasil ao Congo. Pela gracinha, o moço foi mandado de volta para casa e os americanos pediram desculpas ao Brasil. Pelo jeito, as desculpas, aceitas pelo Itamaraty, não foram avalizadas pela população.
Já os bolivianos e venezuelanos sentiram na pele a antipatia espalhada por seus presidentes, Evo Morales e Hugo Chávez, amiguinhos de Lula e inimigos do povo brasileiro, que marcou sua posição em relação aos dois ontem à noite no Maracanã.
As vaias a Luiz Inácio devem servir de alerta para o governo e para o próprio presidente, que deixou o Maracanã cabisbaixo.
Lula resisitiu a inúmeros escândalos de corrupção envolvendo sempre seus aliados mais próximos, como José Dirceu, Roberto Jefferson, Renan Calheiros, José Genoíno, Delúbio Soares e outros. Sempre alegou que de nada sabia e que foi traído por seus "companheiros".
Os brasileiros sempre demonstraram acreditar no presidente, mas ontem à noite parece que as coisas começaram a mudar. Pelo menos para os cariocas e demais brasileiros presentes ao Maracanã.
É bom que o presidente comece a aprender que paciência tem limites e a paciência da população dá sinais de estar chegando ao fim. E, como diz o ditado, um dia a casa cai.

Nenhum comentário: