sábado, 11 de agosto de 2007

Eleições 2008 - VII

Da coluna "Coisas da Política", edição de hoje do jornal Opinião:


"Prefeituráveis

Em Rio Maria, município localizado a 260 quilômetros de Marabá, cinco nomes aparecem na lista de pré-candidatos a prefeito ventilada na cidade. O atual prefeito, Aldo Fernandes de Souza (PR), que esteve com sua popularidade em baixa na primeira metade do mandato, ameaça uma recuperação e pode voltar a ser motivo de preocupação para a oposição.

Argumento

Com um discurso apoiado na situação calamitosa em que recebeu a prefeitura do ex-gestor, Eurico Paes Cândido Júnior (PSDB), Aldo vai tentar convencer os eleitores que a culpa do governo ruim em 2005 e 2006 foi da administração anterior. Com a máquina na mão, muita gente ainda acredita que Aldo Fernandes pode surpreender na disputa do ano que vem.

Oponente

Um dos que hoje se apresenta para enfrentar Fernandes foi também o seu principal oponente na eleição de 2004: o empresário Walter José da Silva, o Waltinho do Ouro, que já foi do PTB, do PSB e agora está no PCB (Partido Comunista Brasileiro). Waltinho já foi duas vezes candidato a prefeito e uma vez a vice-prefeito, mas em todas não obteve sucesso.

Novidades

Outro comunista na área é o vereador José Wanderley Barbosa Milhomem, filiado ao PC do B. Seu nome está cotado como um dos possíveis candidatos à prefeitura pela oposição. Outra novidade no circuito dos prefeituráveis é o empresário Paulo Barros Dias, que ainda não tem um partido definido para entrar na briga pelo cargo de prefeito municipal.

Incógnita

O quinto nome da lista é o do ex-prefeito Agemiro Gomes da Silva (PMDB), eleito pela primeira vez em 1996, reeleito em 2000 e cassado no ano seguinte, por desvios de dinheiro do município. Por seu estilo populista, é sempre lembrado como forte candidato, mas seus problemas estão na Justiça, onde responde a uma série de processos por seus atos à frente do governo municipal."

Nenhum comentário: