sábado, 4 de agosto de 2007

Manifesto por Carajás e Tapajós

Transcrito do Diário do Pará, edição de hoje:

"REDIVISÃO DO PARÁ

Empresários lançam manifesto

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), juntamente com pelo menos outras 20 associações comerciais do Pará, prepara um manifesto público de apoio à realização do plebiscito para a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. O documento, que está tendo a adesão de diversas entidades e instituições da sociedade, vai ser lançado no dia 13 de agosto, na sede da Aces, às 16h, e contará com a presença das entidades e autoridades que assinam o documento e de lideranças sociais que lutam pela criação de novas unidades federativas.

No documento, há manifestações explícitas de apoio à realização de consulta plebiscitária sobre a criação dos novos estados e, ao mesmo tempo, pede aos deputados federais e senadores que votem e aprovem, o mais breve possível, os projetos que tramitam no Congresso e que autorizam a realização do plebiscito. “Uma sociedade justa, moderna e democrática só pode ser construída se os cidadãos tiverem respeitado o direito de decidir sobre os destinos dessa mesma sociedade”, diz o manifesto.

O manifesto diz ainda que lutar para impedir a realização do plebiscito é tolher a liberdade democrática dada aos cidadãos brasileiros pela Constituição. “É impedir que se tenha a chance de optar por um novo modelo de desenvolvimento, que integre ao invés de afastar, que divida ao invés de concentrar e que traga progresso ao invés de pobreza e isolamento”, destaca o documento. Diz ainda que os que defendem a redivisão territorial do Pará não querem nem nunca quiseram impor os novos Estados, mas sofrem durante anos com a imposição de um território continental, cuja administração - centralizada – foi incapaz de responder aos anseios por uma vida digna.

Estudo – O economista José de Lima Pereira, informou que o Estado do Tapajós manterá os melhores índices econômicos e sociais da região. Segundo ele, a região oeste, formada por 25 municípios com densidade demográfica de 1,81 hab/km² o que corresponde a 16% da população paraense com 1,3 milhão de habitantes, ocupa uma área de 722.358,0 km², o que corresponde a 58% da área total do Estado do Pará e 19% da região amazônica. O PIB é equivalente a 6,7 bilhões de reais, sendo Santarém responsável por quase 2 bilhões de reais."



NOSSA MODESTA OPINIÃO:

Creio que esta seria uma ótima oportunidade para todas as associações empresarias do sul, sudeste e oeste do Pará se unirem à Associação Comercial e Empresarial de Santarém nesse manifesto.

Seria uma forma de mostrar à sociedade paraense que a Associação Comercial do Pará (ACP) não tem o apoio dos empresários do interior, quando se posiciona contra a realização do plebiscito. E deixaria claro que a ACP não tem metade do poder que quer mostrar que tem.

A adesão das entidades do interior ao manifesto da Aces deixaria nu [mais do que já está, depois da malfadada entrevista que deu a 'O Liberal' de domingo] o presidente da ACP, Altair Vieira, e seus coleguinhas de diretoria.

Nenhum comentário: