sábado, 15 de setembro de 2007

Coisas da Política, na íntegra

Coluna "Coisas da Política", edição de hoje do jornal Opinião:


"Recado

Na sessão da última quarta-feira (12), na Assembléia Legislativa, o deputado João Salame (PPS) deu o seu recado sobre a discussão do plebiscito para divisão do Pará. Segundo ele, a melhor solução é o Estado mais próximo do cidadão. Aliás, o deputado sul-paraense tem feito questão de deixar claro, por onde passa, que é a favor da reestruturação territorial do Pará.

Reunião

Ontem (14) à noite, na Câmara Municipal de Marabá, o vereador Miguelito Gomes Filho (PP) reuniu lideranças de classe para falar sobre a criação do Estado de Carajás. Participaram da reunião o deputado Giovanni Queiroz (PDT), o vice-prefeito Ítalo Ipojucan (PDT) e os vereadores Maurino Magalhães (PR), Adelmo Azevedo (PTB) e Élton Mamoré (PSB).

Explanação

Presidentes de associações, dirigentes de órgãos públicos, líderes religiosos, empresários, profissionais liberais, funcionários públicos, entre outros, formaram o público presente à reunião. O deputado Giovanni Queiroz fez uma explanação sobre o atual estágio dos projetos que autorizam o plebiscito para criação de Carajás e Tapajós e mostrou dados técnicos em defesa da divisão do Pará. Na edição de terça-feira (18), ampla matéria sobre o encontro.

Filiação

O médico Marco Antônio Eleutério Filho, de Jacundá, assinou ficha de filiação ao PMDB, do deputado Jáder Barbalho. Eleutério presidia o Democratas (DEM) no município, partido da base aliada ao prefeito Adão Ribeiro, e pode ser uma opção para o PMDB local no caso de o ex-prefeito José Martins, pré-candidato à prefeitura, ter suas contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores.

Articulações

Por outro lado, o grupo do prefeito Adão Ribeiro começa a costurar acordos para 2008. Numa primeira reunião, nesta semana, ficou acertado que o candidato a prefeito será definido por consenso do grupo. A vice Alciene Porto está no páreo para encabeçar a chapa. Não está descartada também uma aproximação com os carvoeiros, que lideram o PSB e já lançaram o nome do empresário Marcos Chapolin para prefeito.

Tecnologia

O governo vai investir na implantação de três parques tecnológicos no Estado: um em Belém e os outros dois em Marabá e Santarém. Para isso, vai concentrar esforços e investimentos em educação, ciência e tecnologia e informática nessas localidades. Dentro do projeto, Marabá deverá contar ainda este ano com sistema de fibra ótica, o que possibilitará melhoria significativa na comunicação, inclusive internet em banda larga.

Diretor

O ex-secretário-executivo da Amat e ex-diretor da Administração das Hidrovias do Tocantins-Araguaia (Ahitar), Josenir Nascimento, assume, na próxima quarta-feira (19), o cargo de diretor-executivo da Funasa, em Brasília. Nascimento era o candidato da predileção da governadora Ana Júlia Carepa (PT) para a presidência da Companhia Docas do Pará (CDP).

Conferência

São João do Araguaia realizou, nesta sexta-feira (14), sua primeira conferência municipal de educação. O evento reuniu, autoridades, educadores, estudantes e a sociedade em geral para avaliar as ações educacionais no município. O prefeito Marisvaldo Campos (PSDB) disse que a educação avançou em São João, mas reclamou da escassez de recursos para fazer mais pelo setor.

Desemprego

A crise no setor florestal – decorrente, em grande parte, de leis ambientais cada dia mais severas – tem reduzido drasticamente os postos de trabalho, tanto no setor madeireiro quanto nas carvoarias. Em Jacundá, estima-se que nos últimos 12 meses cerca de 1,5 mil pessoas perderam seus empregos, por causa da desaceleração da atividade.

Biodiesel

Agricultores familiares de Goianésia do Pará discutem, neste sábado (15), a inclusão dos pequenos produtores no programa de biodiesel do governo federal. Eles já ganharam o apoio do deputado estadual João Salame, que confirmou presença no encontro. No domingo, Salame visita comunidades do município de Palestina do Pará.

Campeão

Pela enésima vez, o ex-prefeito de Rio Maria, Agemiro Gomes da Silva (PMDB), enfrenta a rejeição de prestações de contas suas nas várias esferas dos tribunais de contas do País. Desta vez, o Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-gestor a devolver R$ 206,6 mil aos cofres públicos, quantia referente a recursos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) não aplicados corretamente.

Estradas

Em 2000, a Sudam repassou ao município o valor de R$ 77 mil para a recuperação de 14 quilômetros de estradas. Em tomada de contas especial, a Secretaria de Controle Externo do TCU constatou detectou irregularidades na aplicação do dinheiro, bem como na prestação de contas. Com a correção monetária aplicada ao valor do convênio, chegou-se ao montante que o Agemiro Gomes terá de devolver.

Etanol

A Assembléia Legislativa vai entrar na discussão sobre o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia. A pedido do deputado João Salame, em novembro haverá sessão especial sobre o tema. Salame afirma que pelo menos três usinas dependem da liberação do cultivo para se instalar no sul do Pará. Ele adianta que é a favor do cultivo 'ordenado, obedecendo ao zoneamento e limitado às áreas já alteradas do Estado'.

Meia-volta

Nesta semana, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, compareceu a audiência pública na Comissão da Amazônia da Câmara Federal, que buscou esclarecer a suposta intenção do governo de proibir canaviais na região amazônica. O ministro voltou atrás no que havia afirmado recentemente, dizendo aos deputados que o plantio de cana poderá ser feito, desde que não represente a derrubada da floresta."

Nenhum comentário: