quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Coisas da Política, nesta quinta

Da coluna "Coisas da Política", edição de hoje do jornal Opinião:

"(...)

Emancipação

A Câmara Municipal de Marabá promove reunião com a sociedade marabaense, nesta sexta-feira (14), para discutir a campanha pela emancipação do sul e sudeste do Pará. O encontro será no plenário da Casa, às 19h00, e reunirá as lideranças para afinar o discurso em defesa da criação do Estado de Carajás.

Frente

Na Assembléia Legislativa, 33 dos 41 deputados assinaram requerimento do deputado Alexandre Von (PSDB), que pede a criação de uma Frente Parlamentar em defesa do plebiscito para a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. O deputado Von fez questão de ressaltar que o objetivo não é debater o mérito da divisão, mas sim o direito da população em opinar.

Direito

Para Alexandre Von, não são os deputados e senadores paraenses que devem decidir o assunto, mas a população, que tem o direito de se manifestar no plebiscito para decidir o seu futuro. Poderão participar da Frente, na condição de colaboradores, lideranças comunitárias, membros de comitês pró-criação dos novos Estados, técnicos de entidades públicas e privadas e quem se interessar pelo tema.

Atento

O Ministério Público Eleitoral do Pará avisa que não está para brincadeiras e vai ficar de olhos bem abertos para os crimes eleitorais em 2008. A mais de um ano das eleições, os promotores já ofereceram à Justiça as duas primeiras representações por propaganda fora do prazo. Os denunciados são os deputados Domingos Juvenil e Airton Faleiro. Segundo o MP, os dois aparecem em outdoors na cidade de Altamira. (...)

Água

Conforme esperado, a Saneatins, empresa de saneamento do Estado do Tocantins, foi a vencedora da licitação do sistema de água e esgoto de Eldorado do Carajás. Pelo contrato, a empresa terá a concessão do setor pelos próximos 30 anos, devendo realizar, às suas custas, todos os investimentos necessários para operar o sistema.

Avançando

Em Xinguara, as propostas para concessão da exploração dos serviços de água e esgoto serão abertas no dia 15 de outubro. E é bem provável que a empresa tocantinense deverá abocanhar também aquele município. A Saneatins ainda está na briga por Curionópolis e Tucumã. Só assim os sul-paraenses poderão contar com água nas torneiras, pois esperar pela Cosanpa ninguém agüenta mais.

Carajás

No próximo final de semana, o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) e o vereador Miguelito Gomes Filho (PP), presidente da Câmara Municipal de Marabá, estarão em Pacajá, Anapu, Novo Repartimento, Breu Branco e Tucuruí. Vão trabalhar a formação de comissões municipais pró-Carajás e discutir com as comunidades locais o trabalho pela criação do novo Estado. (...)

Frigorífico

Não será mais neste sábado (15) o lançamento da pedra fundamental do frigorífico da empresa Frigol Comercial Ltda., em São Félix do Xingu. A empresa está estudando outra data para o evento, que deve reunir a classe política e empresarial para apresentar o projeto da nova planta industrial do grupo no Pará. A Frigol possui um frigorífico instalado em Água Azul do Norte, também na região da PA-279.

Inconciliáveis

A crise na 11ª Regional de Proteção Social de Marabá, que se torna mais grave a cada dia, já chegou à mesa da governadora Ana Júlia. Não há mais clima para a convivência pacífica entre os representantes do PT e do PMDB que atuam no órgão e uma auditoria interna teria detectado supostas irregularidades. O PT está pedindo o afastamento do diretor Ademir Viana, indicado para o cargo pelo deputado Asdrúbal Bentes (PMDB)."

Nenhum comentário: