quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O progresso chegou

A região da PA-279 é uma das mais promissoras de todo o Estado do Pará. Com boa parte de suas terras apropriadas para a agricultura, ali se produz cacau, milho, arroz e, como não poderia deixar de ser, muito boi. Hoje, São Félix do Xingu tem, de longe, o maior rebanho bovino do Pará, estimado em mais de 2 milhões de reses.

Para a alegria de quem apostou na região, tudo está conspirando para o acelerado desenvolvimento dos municípios ali localizados. O progresso está chegando depressa, o que propicia as condições favoráveis ao crescimento econômico.

Primeiro foi a energia, com a construção do linhão que levou eletricidade de Tucuruí, em 1998. Agora, o asfalto, que muitos não acreditavam que chegaria aos 270 quilômetros que separam Xinguara [na PA-150] de São Félix do Xingu.

Passando pela tecnologia, com a chegada dos celulares em Água Azul, Ourilândia, Tucumã e, agora, São Félix do Xingu, que desde a semana passada já conta com sinal da operadora TIM. Esta, a exemplo da Vivo, já opera também em Ourilândia e Tucumã e vai chegar, ainda em setembro, a Água Azul, que conta apenas com o sinal da Vivo. Concorrência que será salutar para os usuários, com toda a certeza.

Em Ourilândia, está sendo montado o grande projeto de exploração de níquel da Mineração Onça Puma, comprada recentemente pela Companhia Vale do Rio Doce, o que movimentou a economia de todos os municípios da área de influência do projeto.

Em Água Azul, está uma das mais modernas indústrias frigoríficas da região, da empresa Frigol, que lança no próximo dia 15 a pedra fundamental de nova planta industrial naquela área, desta vez em São Félix do Xingu.

Por tudo isso, o clima é de entusiasmo na 279, com os moradores acreditando muito no futuro da região.

Nenhum comentário: