terça-feira, 9 de outubro de 2007

(In) fidelidade partidária

Uma prévia do que deve acontecer nos partidos políticos, depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre fidelidade partidária:

Em Tucumã, o vereador Waldomiro Cordeiro Soares, o Mirim da Transbrasiliana, decidiu deixar o PSDB para se filiar ao PDT, poucos dias antes do julgamento do assunto no Supremo. Não está muito claro o motivo, mas fato é que vereadores do PDT decidiram atrapalhar o ingresso de Mirim na legenda do Giovanni Queiroz, do Odair Corrêa, do João de Deus e do Celso Lopes.

Quando viu a encrenca na qual havia se metido, Mirim tentou recuar e voltar ao ninho tucano. Eis que parte da comissão provisória municipal do partido não digeriu o abandono do ninho por parte do edil e resolveu não aceitá-lo de volta.

Assim, Mirim corre o risco de perder o mandato, se não conseguir convencer seus ex-correligionários de que ele, Mirim, morre de amores pelo PSDB, por Simão Jatene, Almir Gabriel, José Serra, Aécio Neves, Arthur Virgílio e, principalmente, pelo programa partidário da sigla. Caso contrário, ainda restará ao vereador a opção de embarcar em um ônibus da Transbrasiliana para tentar a carreira política em outro lugar.

Muito provavelmente, este será um das centenas ou milhares de casos que vão bater às portas da Justiça Eleitoral ou até do Supremo Tribunal Federal em um futuro bem próximo. A não ser que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consiga implantar normas bem claras para o assunto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara cadê a fidelidade partidária, muitos estão ficando com a corda no pescoço devido a falta disso. Realmente este vereador de Tucumã pisou na bola marcando um gol contra, até porque teria saido do PSDB reclamando da sigla agora quer volta, mas é assim mesmo.

Jeová Dourado de Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeová Dourado de Sousa disse...

É amigo, muitos foram pegos de calças curtas.

Se é decisão do Supremo, devemos acatá-la, ou do contrário, recorreríamos a quem?

Mas eu acho que essa lei deve ser modificada, pois, como eu, muita gente vota no candidato, e não no partido.

De qualquer forma, seu comentário sobre a matéria está ótimo.

Coitado dos políticos... Fazem as leis mal feita para que eles mesmos provem do seu féu.