terça-feira, 2 de outubro de 2007

Mais 'Coisas'

Brigando contra a falta de tempo e o excesso de trabalho, aqui vai pelo menos a coluna do Opinião, com algumas notícias do nosso sul do Pará :

Giro
Mário Cardoso (PT), secretário de Educação do Estado, cumpriu extensa agenda no último sábado, em Marabá, a convite do deputado estadual João Salame (PPS). Juntos, percorreram as dezenas de barracas da Feira de Linguagem do Colégio Anísio Teixeira, conversando com alunos, professores e populares. A feira, organizada pelo professor Pedro Souza, superou o público do ano passado e registrou mais de dez mil participantes.

Parceiro
Depois, num jantar organizado por Salame, o secretário ouviu lideranças como o presidente da Câmara, Miguelito Gomes; a vereadora Vanda Américo, secretários municipais, lideranças populares e empresariais sobre as demandas do município na área de educação. Diante dos apelos, se comprometeu a lutar pela conclusão da Escola Técnica de Produção e novos cursos para o campus da Uepa em Marabá.

Democrata
Vereadora Vanda Américo, que sempre se destacou por sua combatividade em partidos como o PDT, PSB e PV, decidiu migrar para o Democratas (ex-PFL). Se junta ao vereador Ronaldo da 33 com o objetivo de formar uma sólida chapa de candidatos a vereador para atingir o coeficiente eleitoral nas eleições de 2008. O DEM tem a seu favor um bom tempo de rádio e televisão no horário eleitoral gratuito.

Graúdos
Em Jacundá, durante audiência pública sobre esportes, o vereador Zé Martins Preto (PMDB) não mediu as palavras para manifestar sua impaciência com o governo. Na frente do irmão da governadora Ana Júlia (PT), José Carepa, ele disse que nunca viu tantos secretários e 'gente graúda' do Estado visitando Jacundá, como nesse governo. Mas observou que ações concretas, até agora, nada.

Guerra
A disputa por candidatos a vereador para compor as chapas dos partidos está se tornando uma verdadeira guerra, com muita gente prometendo o que não vai dar conta de entregar. Nem em promessas nem em votos. Em Marabá, a maior disputa está na base aliada do prefeito Tião Miranda que, novamente, deve fechar o período de inscrições com a maior quantidade de lideranças abrigadas nos partidos de seu interesse.

Emendas
Governadora Ana Júlia Carepa recebeu em seu gabinete, nessa segunda-feira, deputados federais e senadores de todos os partidos. A ação foi articulada pelo deputado federal Paulo Rocha (PT) e pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB), coordenadores da bancada federal do Pará. Na pauta, a liberação de emendas parlamentares e a contrapartida do Estado para a realização de obras e serviços nos municípios.

Trio
O Partido dos Trabalhadores de Jacundá já tem três nomes confirmados para disputar a vaga de candidato a prefeito: Maria de Jesus, Agnaldo Pezin e Dino Altoé. O primeiro embate do grupo acontecerá em dezembro, quando o PT terá eleição para escolha do presidente do diretório municipal. Agnaldo Pezin já anunciou que será candidato.

Rapidinho
Recentemente, o vereador José Roberto, de Redenção, pegou um carro e veio a Marabá se filiar ao PPS, garantindo que seria candidato a prefeito e tecendo juras de amor ao novo partido. Segundo ele, o PPS seria o último partido em seu longo histórico de mudança de siglas partidárias.

De novo
Pois não é que na semana passada José Roberto resolveu mudar de novo: foi se abrigar no PMDB, do prefeito Jorge Paulo da Silva, o JPC, candidatíssimo à reeleição e dono da chave do cofre do município. É por essas e outras que o segmento político anda em baixa junto ao eleitorado.

Veto
Diante da repercussão negativa que teve, a filiação do ex-prefeito de Tucumã Celso Lopes Cardoso ao PT foi cancelada pela executiva estadual do partido. É que o gestor é acusado como mandante nos autos do processo que apura o assassinato do vereador Adão Lote (PSB). O delegado que comandou sua prisão foi Raimundo Benassuly, atual delegado-geral de Polícia Civil.

Pressão
Pesou na decisão da executiva estadual a ameaça de militantes históricos do PT em Tucumã de que iriam abandonar o partido. A filiação de Celso Lopes foi patrocinada pela direção municipal do partido e a vice-prefeita Lucilei Guedes é quem deve colher o desgaste pela trapalhada.

Adeus
Depois de muito disse-não-disse, o prefeito de Canaã dos Carajás, Joseílton de Oliveira, o Ribita, deixou mesmo o PT. No último sábado, em solenidade que contou com um público aproximado de 150 pessoas, o prefeito assinou a ficha de filiação ao PMDB. A deputada Bel Mesquita foi a madrinha do ingresso de Ribita às hostes peemedebistas.

Neopetista
Enquanto uns saem, outros chegam. O prefeito de Palestina do Pará, Valciney Ferreira Gomes, acaba de se filiar ao Partido dos Trabalhadores. No último sábado, uma comitiva de lideranças petistas esteve no município para prestigiar a solenidade de filiação de Valciney ao partido.

Frustrado
A filiação de Marcos Eleutério Filho, o Marquinhos, nas fileiras do PMDB, pode não ter o efeito desejado. Ele, que é filho do médico Marcos Eleutério, almejava ser uma opção do partido para a prefeitura, caso o ex-prefeito José Martins de Melo não seja conformado candidato. Mas o partido já sinalizou que tem outros nomes para substituir José Martins, caso seja necessário.

Mil dias
Encartado nesta edição, caderno especial sobre os mil dias das administrações municipais, mostrando o que está sendo feito nas prefeituras e Câmaras das principais cidades da região. O que se vê, no trabalho elaborado pela equipe do Opinião com o apoio das Assessorias de Comunicação das prefeituras e Legislativos, é que muita coisa foi feita nesse período, apesar das dificuldades impostas pela centralização de recursos pelo governo federal.

Filiações
Frisson total.

Nenhum comentário: