sábado, 24 de novembro de 2007

Coisas da Política, 24 de novembro de 2007

No jornal Opinião, edição deste sábado:

"Insano
É estarrecedor o caso da menor presa por um mês em cela com 20 homens na delegacia de Abaetetuba, no Baixo-Tocantins. Explorada sexualmente pelos detentos em troca de comida, há indícios de que a garota foi presa justamente para ser colocada à disposição dos marginais. E o que mais choca é saber que a autoridade responsável por tamanha insanidade é uma mulher: a delegada Flávia Verônica.

Audiência
O ato criminoso patrocinado por agentes do Estado contra uma adolescente, publicado com rapidez pela mídia nacional e internacional, causou a imediata reação das autoridades federais. O Congresso Nacional aprovou requerimento para a realização de audiência pública na próxima terça-feira (27) para tratar do caso. A OAB e as entidades de defesa dos direitos humanos se indignaram. E até a Anistia Internacional se manifestou no dia de ontem (23).

Asfalto
O prefeito Tião Miranda (PTB) anunciou que irá duplicar mais três avenidas na Nova Marabá, ainda este ano. A VP-03, que liga a folha 22 até a Rodovia Transamazônica acaba de ter sua segunda pista pavimentada, no trecho entre as rotatórias da folha 22 e da Verdes Mares. O prefeito disse que a duplicação daquela via continuará até o terminal rodoviário da folha 32.

Farmácia
Na próxima sexta-feira (30), Tião Miranda inaugura a Farmácia Popular de Marabá. Localizada na folha 31, a obra foi construída em convênio com o governo federal e vai atender a população com medicamentos a preços populares produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz, ligada ao Ministério da Saúde.

Eleições
Voltando a falar da movimentação que antecede as eleições municipais em Redenção, há muita gente que acredita que o PT, não apenas deixará de lançar candidato a prefeito [como quer o prefeito Jorge Paulo da Silva, o JPC, do PMDB], mas também lançará o vice na chapa do PMDB. E que esse vice pode vir a ser o médico Éderson da Silva, que se filiou ao PT no último mês de setembro.

Alternativo
O empresário Carlos Iavé, comandante de poderoso grupo empresarial daquela região, tenta se consolidar como candidato alternativo à Prefeitura de Redenção. Está articulando com outros partidos a formação de uma frente que possa renovar a política local, mostrando que Redenção tem outras opções além das candidaturas de JPC e do ex-prefeito Wagner Fontes (PTB).

Opostos
Em Xinguara, o polêmico ex-prefeito Itamar Mendonça detém hoje a presidência do PSDB, que já foi do pecuarista [e por duas vezes candidato a prefeito] Osvaldo Assunção Júnior, o Osvaldinho, atualmente no PMDB. Uma mudança e tanto no ninho tucano, já que Itamar e Osvaldinho têm estilos completamente opostos.

Definições
Apesar de o quadro eleitoral em Xinguara apontar, hoje, para uma reeleição tranqüila do prefeito José Davi Passos (PT), Osvaldinho não descarta uma nova candidatura. Itamar Mendonça já anunciou que é candidato, apesar de muita gente duvidar que ele consiga obter condições jurídicas para registrar sua candidatura.

Processos
Mendonça, que foi prefeito do município por duas vezes [1983-1988 e 1996-2000], está cumprindo período de inelegibilidade que termina em 2008, por conta de irregularidades em suas contas. Há, ainda, um caminhão de processos contra ele tramitando nos tribunais. Seu último mandato [que não foi concluído] foi retalhado por constantes cassações pela Câmara Municipal e pela Justiça.

Vice?
Assistindo a tudo de camarote, o presidente da Câmara de Vereadores, Florêncio Coelho Torres Filho (PMDB), é o vice dos sonhos de todos os candidatos. Líder inconteste de um dos principais colégios eleitorais fora da sede municipal [o distrito de Rio Vermelho], Torres já provou que é bom de voto e que pode ser decisivo para o resultado da eleição.

Ana
A governadora Ana Júlia Carepa (PT) visita Marabá neste sábado (24) para apresentar os resultados da operação 'Paz no Campo', que retirou invasores de fazendas no sul do Pará. À noite, a governadora é esperada em Nova Ipixuna para comício do candidato do PT à prefeitura, Cloves Avelino. Como se sabe, o município terá eleição suplementar no dia 2 de dezembro para substituir o prefeito cassado José Pereira de Almeida, o Zezão, também do PT.

Adiamento
A sessão especial da Assembléia Legislativa, que aconteceria na última segunda feira (19) para discutir a obrigatoriedade da residência médica no interior por parte dos médicos recém-formados pela Uepa, foi adiada para data ainda não definida. O motivo do adiamento foi a realização de outra sessão especial que discutiu a questão da ocupação de terras em áreas de Marinha.

PPA
Nesta segunda-feira (26), a Comissão de Finanças da AL deve votar o relatório do Plano Plurianual (PPA) de investimentos do governo do Estado. O relator da matéria, deputado Cezar Colares (PSDB), sugeriu à Mesa que apenas o PPA entre na pauta da próxima semana, já que o projeto precisa ser votado pelo plenário até o dia 30 deste mês.

Emendas
O deputado João Salame conseguiu emplacar algumas emendas importantes no PPA. Entre elas, a que destina R$ 3 milhões para a construção do estádio de futebol de Marabá. Salame conseguiu também ampliar os recursos previstos no projeto para pavimentação de ruas no município, de 10 para 20 quilômetros, igualando Marabá a Ananindeua e Santarém.

Municípios
Diversos municípios do sul e sudeste do Pará foram beneficiados com emendas de Salame ao PPA. Os recursos são destinados a várias áreas da administração pública, atendendo a reclames das populações de cada localidade. Entre os municípios atendidos estão Santana do Araguaia, Xinguara, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Água Azul do Norte, Redenção, Itupiranga e Nova Ipixuna.

Pará
Imagem na lama."

Nenhum comentário: