terça-feira, 27 de novembro de 2007

Coisas da Política, 27-11-07

No jornal Opinião desta terça-feira, 27 de novembro de 2007:

"Senai
O anúncio da ampliação do Senai-Marabá, feito pelo deputado federal Gerson Peres (PP) na semana passada, vem em boa hora. Com R$ 3,5 milhões em caixa disponíveis para as obras, o Senai deve investir pesado, a partir da ampliação, na qualificação de mão-de-obra para os setores de alimentação, turismo e mineração.

Alternativa
Com o crescimento acelerado que a região está experimentando e as obras da Escola de Produção de Marabá paradas desde o início deste ano, a ampliação do Senai surge como uma boa alternativa para o treinamento de mão-de-obra. Um alento, ainda que não seja suficiente para atender toda a demanda de qualificação dos nossos trabalhadores.

Vistoria
A governadora Ana Júlia Carepa (PT) determinou que sejam vistoriadas todas as cadeias dos 143 municípios do Pará com o objetivo de apurar outros possíveis casos de exploração sexual como o ocorrido com a adolescente de Abaetetuba. O trabalho terá o acompanhamento de uma comissão de representantes do governo federal, que farão minucioso levantamento do sistema carcerário paraense.

Deputados
Nesta quarta-feira (28), deve chegar a Belém uma comissão externa formada pela Câmara dos Deputados, coordenada pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP). Os deputados vão acompanhar a apuração das denúncias de abusos sexuais sofridos pela adolescente de Abaetetuba. A comissão vai se reunir com a governadora Ana Júlia e com representantes de entidades de defesa dos direitos humanos.

Reunião
Hoje (27), o Tribunal de Justiça do Estado (TJE), através da Corregedoria das Comarcas do Interior, reunirá representantes dos órgãos ligados ao Judiciário e ao setor de segurança pública no Estado. A reunião vai discutir a responsabilidade da polícia, da Justiça e do sistema prisional no episódio de Abaetetuba, bem como evitar a repetição de casos como esse em cadeias públicas do Pará. E tratará da precariedade carcerária no Estado.

Ficam
Começa na próxima quinta-feira (29) a 14ª edição da Feira da Indústria, Comércio, Cultura e Artes de Marabá (Ficam). O evento, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), vai acontecer no Ginásio Olímpico, na folha 16, sendo esperado um grande volume de negócios durante a sua realização.

Melhor
O presidente da Acim, empresário Gilberto Leite, está empenhado na organização da 14ª Ficam e espera realizar a maior e melhor edição da feira em todos os tempos. A dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano fará o show de abertura do evento, na noite de quinta-feira.

Frigoríficos
Mais um frigorífico está em construção no sul e sudeste do Pará, desta vez em São Geraldo do Araguaia. Será a nona indústria do setor na região, mesmo com a anunciada falta de matéria-prima que vem sendo alvo da choradeira dos donos de frigorífico nos últimos meses. São Félix do Xingu, na PA-279, também deverá ter seu frigorífico em breve.

Contradição
Soa muito estranho que os empresários se sintam estimulados para construir novas indústrias na região, ao mesmo tempo em que lideranças das indústrias de carne dizem que faltará boi para abastecer os frigoríficos paraenses. Definitivamente, tem alguma coisa mal contada nessa história.

Na pauta
Se a Mesa do Senado conseguir, finalmente, desobstruir a pauta da Casa durante esta semana, como está anunciando, o projeto do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que autoriza a realização de plebiscito para criação do Estado de Carajás, pode ser votado já na próxima semana. Os articuladores da criação de Carajás no âmbito do Congresso estão bastante otimistas com essa possibilidade.

Adiamento
Ficou para o dia 7 de dezembro a inauguração da Farmácia Popular do Brasil em Marabá. Construída na folha 32, próximo ao terminal rodoviário, a farmácia atenderá a população de baixa renda com medicamentos a preços mais baixos. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que coordena o programa em todo o Brasil, confirmou que mandará representantes à inauguração.

Unanimidade
O relatório do Plano Plurianual (PPA) do governo do Estado foi aprovado por unanimidade, nesta segunda-feira (26), pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia Legislativa. Hoje (27), o PPA começará a ser analisado pelo plenário. A AL tem até sexta-feira (30) para concluir a votação do projeto.

Nomeações
O governo do Estado começou a fazer mudanças na estrutura funcional do sistema penitenciário em Marabá, com a substituição de alguns servidores. A deputada Bernadete ten Caten emplacou alguns correligionários seus para vagas abertas no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama), inclusive na função de vice-diretor do presídio.

Vaias
As coisas estão cada vez piores para o prefeito de Tucumã, Alan Azevedo (PR). No último sábado (24), o prefeito foi vaiado durante cinco minutos em evento público realizado na praça da cidade. O público não aceitou que Azevedo discursasse durante a festa e as vaias só pararam quando passaram a palavra para o próximo orador e ficou claro que Alan não iria mais falar.

Humilhação
Testemunharam o vexame o prefeito de Ourilândia do Norte, Francival Casseano (PMDB); e o ex-prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini (DEM), que acompanhavam Azevedo no palanque. Quando Francival foi chamado ao microfone, o público tornou a se manifestar: passou a aplaudir o prefeito do município vizinho, aclamando Francival como melhor gestor da PA-279. Humilhação em dobro para o já acabrunhado prefeito de Tucumã.

Carajás
Expectativa no Senado."

Nenhum comentário: