terça-feira, 6 de novembro de 2007

Coisas da Política, 6-11-07



Jornal Opinião de hoje, quinta-feira, 6 de novembro de 2007:

"Sessão
A Assembléia Legislativa realizou, nesta segunda-feira (5), sessão especial para debater os graves problemas da segurança pública no Estado. A sessão foi solicitada pelos parlamentares que integram o bloco suprapartidário G-8. Ou Grupo dos Oito, como o bloco é mais conhecido.


Ausência
Todas os organismos ligados à segurança estiveram representados na sessão, inclusive o Poder Judiciário, o Ministério Público, a OAB e a Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos. Mas a cúpula da segurança pública do governo do Estado resolveu não comparecer, alegando incompatibilidade de agenda para justificar a ausência.

Decepção
As ausências foram bastante criticadas pelos parlamentares. O deputado Cássio Andrade (PSB) se declarou decepcionado e frustrado com a recusa do governo em debater os problemas do setor. O líder do governo, deputado Carlos Bordalo (PT), reconheceu a falha e pediu desculpas em nome do Estado.

Telefone
Durante a sessão, o chefe da Casa Civil, Charles Alcântara, telefonou para o deputado João Salame (PPS) e também pediu desculpas pela ausência do governo. Ele confirmou o desencontro de agendas como justificativa para o não-comparecimento da cúpula de segurança pública do Estado. E colocou o governo à disposição para uma nova sessão que possa debater o tema.

Destoante
Os deputados foram unânimes em dizer que o momento é grave e que é preciso garantir recursos para melhorar o sistema de segurança pública. Ou melhor, quase unânimes. A deputada Bernadete ten Caten (PT) foi a única a destoar em seu discurso. Para um plenário atônito, Bernadete elogiou o governo pelo combate à violência e disse que os índices de criminalidade no Estado baixaram, nos últimos meses.

Interior
Muitas comitivas do interior compareceram à sessão na AL. De Marabá, o presidente da Câmara Municipal, vereador Miguelito Gomes Filho (PP), acompanhou uma comissão da Escola Municipal Anísio Teixeira, onde estudava a adolescente Rayara, assassinada há poucos dias em assalto nas proximidades da escola.

Propaganda
Em Nova Ipixuna, já começou o período de propaganda eleitoral visando à eleição suplementar que escolherá os novos prefeito e vice-prefeito da cidade. Estão no páreo o candidato derrotado em 2004, Edilson Raimundo Alvarenga (PTB) e o vereador Cloves Avelino Ribeiro, o Clovinho (PT).

Cassados
A eleição, que acontecerá no dia 2 de dezembro, foi marcada pela Justiça Eleitoral pela vacância dos cargos de prefeito e vice. Os eleitos em 2004, José Pereira de Almeida, o Zezão, e Adão Lima de Jesus, o Adãozinho, ambos do PT, tiveram seus mandatos cassados por crime eleitoral.

Consórcio
O prefeito de Xinguara, Davi Passos (PT), está empenhado na organização do Consórcio dos Municípios da PA-279, do qual é presidente. O consórcio já existe de fato e de direito, mas ainda está trabalhando a legalização da relação com os municípios filiados. Davi Passos e sua assessoria estão elaborando os projetos de lei que precisam ser aprovados pelas Câmaras Municipais para que a entidade possa representar os municípios de forma plena.

Apoio
Vereador Maurino Magalhães (PR) em Belém, nesta segunda-feira (5), onde foi participar de encontro estadual de seu partido e pedir o apoio do Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento [que também é do PR] à sua candidatura a prefeito de Marabá, em 2008. Nascimento veio ao Pará para visitar as obras de pavimentação da Rodovia Transamazônica, em Altamira, e para o encontro do PR, no Hilton Hotel.

Hidrelétrica
Já a vereadora Vanda Américo (PV) estará na capital nesta terça-feira (6). Ao lado do deputado João Salame, vai se encontrar com o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Domingos Juvenil (PMDB), a quem pedirá a realização de sessão especial da AL em Marabá. O objetivo é discutir a construção da hidrelétrica de Marabá. Ainda hoje (6), Salame apresenta o requerimento da sessão ao plenário da Assembléia.

Expropriados
Ontem (5), os deputados estaduais aprovaram requerimento do deputado João Salame para a realização de sessão especial que vai discutir os direitos das comunidades atingidas pela barragem da hidrelétrica de Tucuruí e suas eclusas. A sessão ainda não tem data definida para acontecer.

Invasões
É tenso o clima no sul do Pará por conta das invasões de fazendas por grupos de encapuzados que, segundo lideranças ruralistas, ameaçam os fazendeiros e destroem as propriedades. Em tom pesado, o Sindicato Rural de Redenção culpa o governo do Estado pela situação e alerta que pode haver retrocesso no combate à febre aftosa na região. Tudo em nota divulgada pela imprensa regional.

Perigo
De acordo com o sindicato, milhares de reses estão sob o domínio das quadrilhas de invasores e não serão vacinadas, podendo o Estado perder sua condição de livre da aftosa na área 1, que inclui o sul do Pará. As metas de imunização, segundo os ruralistas, não serão alcançadas se o governo não combater as invasões.

Terroristas?
No final de semana, o assunto foi parar na imprensa nacional. Reportagem da revista Veja também acusa o governo do Estado de não combater as invasões de terra no sul do Estado. E afirma que o grupo de encapuzados que se autodenominou 'Liga dos Camponeses Pobres' são bandoleiros que teriam ligações com o grupo terrorista peruano Sendero Luminoso.

Insegurança
Quase uma unanimidade."

Nenhum comentário: