quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Coisas da Política, 8-11-07


No jornal Opinião, edição desta quinta-feira:


"Saúde
A população de Nova Ipixuna está irritada com a falta de profissionais para atender na única unidade de saúde existente na cidade, administrada pelo Estado. Um morador do município conta que, dos três médicos que trabalhavam na unidade até o final de 2006, agora só há um para atender um universo de 15 mil habitantes.

Plantão
O mesmo morador diz que não há mais plantões 24 horas na unidade de saúde, obrigando o deslocamento noturno dos doentes para Marabá ou Jacundá. O quadro de profissionais de apoio, como enfermeiros e atendentes, também foi reduzido drasticamente, ficando a comunidade no abandono.

Acordo
O que se anunciava como uma batalha renhida acabou se transformando num acordo de cavalheiros. O senador Flexa Ribeiro foi escolhido para a presidência regional do PSDB, onde ficará por dois anos. Nos dois anos seguintes a presidência será do deputado federal Zenaldo Coutinho, que terá a incumbência de dirigir o partido nas próximas eleições estaduais.

Sessão
Representantes da Eletronorte, Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), Secretaria de Meio Ambiente, Incra, Ibama, Iterpa e sindicatos serão convidados para a sessão especial da Assembléia Legislativa do Estado que vai debater questões relativas aos municípios atingidos pela barragem de Tucuruí. Aprovada pela unanimidade dos parlamentares, a sessão foi solicitada pelo deputado João Salame (PPS).

Alternativas
Também serão convidados a participar da sessão a sociedade civil organizada e autoridades dos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna e Novo Repartimento. De acordo com Salame, a sessão vai tratar dos problemas decorrentes da implantação da hidrelétrica e discutir alternativas para solucionar esses problemas.

Bandeira
Por várias vezes, a Coluna tem avisado aos dirigentes da Cosanpa: não está longe o dia em que a Saneatins, empresa de saneamento do Estado do Tocantins, irá se oferecer para fornecer água à sede da Cosanpa, em Belém. Pela completa inoperância da Companhia de Saneamento do Pará, a Saneatins, que já atende a cem por cento dos municípios tocantinenses, fincou de vez sua bandeira em território paraense.

Avanço
Depois de implantar sistemas de água e esgoto em São Geraldo do Araguaia, a empresa já abocanhou, por licitação, as concessões do serviço em Xinguara, Eldorado do Carajás e Tucumã. E, agora, bate às portas da Prefeitura de Marabá, com a intenção de assumir também a distribuição de água no maior município do sudeste do Pará.

Invasão
É tenso o clima em Parauapebas, onde manifestantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) voltaram a invadir, na manhã de ontem (7), a Estrada de Ferro Carajás (EFC). O tráfego de trens de cargas e de passageiros foi interrompido e, segundo a Vale, os invasores ameaçaram atear fogo às locomotivas.

Desobediência
A invasão se deu sob o pleno efeito de liminar da Justiça Federal, que determinou a reintegração da ferrovia à Vale e pediu reforço da Polícia Militar para retirar os manifestantes da área. A PM não veio e o MST armou acampamento ao lado dos trilhos, decidindo ontem interditar mais uma vez a passagem dos trens da CVRD.

Reunião
Uma reunião entre representantes dos governos federal e do Estado e do MST, prevista para acontecer nesta quinta-feira (8), deve reabrir as negociações da pauta de reivindicações dos sem-terra. Mesmo com a disposição das partes de voltar à mesa de conversações, a obstrução da ferrovia não tem data para terminar.

Apyterewa
O deputado Zequinha Marinho (PMDB) mostra que não está para brincadeira, quando se trata de defender os interesses dos agricultores assentados pelo Incra dentro da Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu. O parlamentar apresentou na Câmara projeto de decreto legislativo sustando os efeitos do decreto presidencial que homologou a reserva indígena sem levar em conta a situação dos agricultores.

Requerimento
Conforme anunciou, o deputado João Salame apresentou, na última terça-feira (6), requerimento solicitando sessão especial da Assembléia Legislativa em Marabá, atendo a pedido da vereadora Vanda Américo (PV). A sessão objetiva discutir a construção da hidrelétrica de Marabá, para que sejam esclarecidas as dúvidas em torno do projeto. O requerimento foi também assinado pelas deputadas Suleima Pegado e Tetê Santos, da bancada do PSDB.

CPMF
Está cada vez mais dura a luta do governo pela aprovação da famigerada CPMF no Senado. Até o PMDB, aliado de primeira hora do Palácio do Planalto, apresentou uma série de 'condições' para aprovar a prorrogação da contribuição conhecida como 'imposto do cheque'.

Cena
O PSDB diz que vai votar contra, mas ninguém acredita muito no que dizem as lideranças tucanas. Há quem diga que tudo não passa de jogo de cena para encostar o governo ainda mais na parede. No final, dizem esses observadores, a pressão dos governadores vai prevalecer e os tucanos votarão a favor. Mas de uma coisa todos têm certeza: a aprovação da CPMF custará muito caro ao governo.

Orçamento
Aberta, esta semana, a temporada de emendas dos parlamentares ao Orçamento do Estado para 2008. Depois das mais de 900 emendas apresentadas ao projeto do Plano Plurianual (PPA), os deputados estaduais devem detalhar os investimentos pretendidos para o próximo ano, especialmente nas regiões em que cada um tem suas bases eleitorais.

Nova Ipixuna
Saúde é o que interessa."

Nenhum comentário: