sábado, 29 de dezembro de 2007

Coisas da Política, 29 de dezembro de 2007

No jornal Opinião deste sábado, o último de 2007:

"Troca
A governadora Ana Júlia Carepa (PT) anunciou, nesta sexta-feira (28), os nomes dos novos secretários de Educação e de Segurança Pública. A professora Iracy Gallo Ritzmann, atual pró-reitora de Administração da UFPA, assumirá a Seduc. Na Segup, o novo titular é o delegado da Polícia Federal Geraldo Araújo.

Motivos
Segundo o que foi divulgado pelo governo do Estado, o professor Mário Cardoso, que respondia pela Seduc desde o início do governo, pediu afastamento do cargo para tratar de outros projetos. Já Vera Tavares deixa o cargo sob o desgaste do episódio da adolescente estuprada em uma cela da delegacia de Abaetetuba, caso que teve repercussão mundial.

Reação
A versão oficial do pedido de afastamento de Mário Cardoso sugere, inclusive, que a saída do secretário tem alguma coisa a ver com sua pré-candidatura a prefeito de Belém. Mas a tendência petista a que ele pertence, a 'Unidade na Luta', passou os dois últimos dias em polvorosa, numa clara reação à exoneração de Cardoso.

Nota
Ontem (28) e anteontem, suas principais lideranças estiveram reunidas em Belém, discutindo o posicionamento a ser tomado diante da exoneração de Cardoso. Os mais ligados ao secretário defendiam a radicalização, com a divulgação de nota protestando contra a demissão. Outros, liderados pelo deputado Paulo Rocha, defendiam reação mais comedida, de olho nos demais cargos que a corrente detém no governo.

Indecisão
Além de Rocha, fazem parte da tendência a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, e os deputados estaduais Carlos Martins e Miriquinho Batista. Até o fechamento da edição, o debate continuava em torno das seguintes alternativas: divulgar ou não a nota sobre, decidindo pela divulgação, qual seria o teor da mesma. Se de protesto mais veemente contra a governadora ou se com um tom um pouco mais ameno.

Pergunta
Se na troca de secretários da Seduc o clima esquentou, na Segup a transição promete ser menos traumática e os problemas estarão esperando Geraldo Araújo um pouco mais à frente. Conhecido como policial operacional e pelo bom trânsito em Brasília, a pergunta que se faz é: o corporativismo da Polícia Civil vai aceitar um 'corpo estranho' no comando da instituição?

Exemplos
Sem querer estabelecer comparações, é bom lembrar as reações de quando o promotor Manoel Santino foi nomeado para comandar a área de segurança do Estado. E também do insucesso da nomeação de Vera Tavares, competente profissional e defensora dos direitos humanos, que acabou não conseguindo se inserir no contexto das forças de segurança do Estado.

Diferenças
Na Polícia Federal, Geraldo Araújo teve sucesso por onde passou, tendo sido superintendente da corporação no Pará e em São Paulo. A questão é que lá o delegado tinha um quadro de policiais altamente qualificados e bem remunerados, além de suporte tecnológico mais avançado para cumprir seu papel.

Realidade
Na Segup, Araújo vai se deparar com um quadro bem diferente, com baixos salários, delegacias sucateadas e arsenal tecnológico insuficiente. É torcer para que os policiais entendam a necessidade da mudança e que o governo dê suporte ao novo secretário para que possa exercer a função. A população não agüenta mais a insegurança que tomou conta do Estado.

Chip
Para se ter uma idéia das dificuldades do governo, hoje, na área de segurança, 14 das 15 viaturas entregues à população de Marabá, na sexta-feira da semana passada (21) ainda não estão nas ruas. Tudo porque vieram sem um chip que controla o combustível e estão no pátio da PM aguardando para entrar em operação. Um problema que parece simples, mas que acaba atrapalhando o trabalho da força policial.

Terminou
Ainda não chegamos a 31 de dezembro, mas 2007 está virtualmente encerrado. Os bancos e repartições públicas encerraram o expediente desta sexta-feira (29) para abrir as portas somente na quarta-feira, 2 de janeiro de 2008. Os Correios também não funcionam mais em 2007 e apenas o comércio abre na segunda-feira (31). O negócio agora é preparar a festa e desejar feliz Ano Novo aos amigos. Nada mais a fazer.

Visitas
A deputada estadual Suleima Pegado (PSDB) desembarcou em Marabá nesta sexta-feira (28), com retorno previsto para este sábado à capital do Estado. Nesse período, acompanhada do vereador Maurino Magalhães (PR), a deputada está visitando várias lideranças do município.

Presente
O prefeito Tião Miranda (PTB) pagou ontem (28) o 14º salário para os servidores da Educação e o 15º salário para os professores da rede municipal. Os professores haviam recebido seu 14º salário em setembro e o dinheiro para este 'presente' veio dos 60% do Fundeb, que são destinados exclusivamente à folha funcional da Educação.

Comemoração
O prefeito recém-eleito e empossado de Nova Ipixuna, Edson Alvarenga (PTB), realizou uma grande festa nesta sexta-feira, para a confraternização de Ano Novo da população. Festa que também serviu para comemorar a vitória esmagadora obtida nas urnas no começo do mês e a posse ocorrida no dia 24, última segunda-feira.

Conversa
O empresário Luiz Carlos Monteiro manteve audiência, na quinta-feira (27), com o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Charles Alcântara. Foi tratar das relações da Cosipar/Usipar com o governo, dentro da política instaurada pelo Estado para o setor guseiro e que culminou na suspensão, pela Vale, do fornecimento de minério de ferro para suas empresas. A audiência foi intermediada pelo deputado João Salame (PPS).

Feliz Ano Novo
Voltamos em 2008."

Nenhum comentário: