terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Coisas da Política, 4 de dezembro de 2007

No jornal Opinião de hoje, as notícias políticas da região:

"Vencedor
O empresário Edison Raimundo Alvarenga, do PTB, é o novo prefeito do Município de Nova Ipixuna, onde ocorreu eleição extemporânea no último domingo. Alvarenga venceu o candidato do PT, Clóvis Avelino Ribeiro, por uma diferença de 656 votos em um universo de 7.194 votantes.

Números
O candidato do PTB obteve 3.742 votos, o que equivale a 54,80% dos votos válidos. Já Clóvis Avelino Ribeiro, que disputou a eleição em coligação com o PDT, foi o preferido de 3.086 eleitores, o que representa 45,20% dos votantes. Alvarenga cumprirá mandato até 31 de dezembro de 2008, tendo como vice-prefeito Sebastião Damascena Santos.

Mandato
Edison Raimundo Alvarenga ocupará a cadeira que era de José Pereira de Almeida, o Zezão (PT), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral juntamente com seu vice-prefeito e companheiro de partido, Adão Lima de Jesus. Os dois foram acusados de utilizar servidor público na campanha de 2004, em horário de expediente da prefeitura.

Reeleição
O prefeito e o vice-prefeito eleitos no último domingo poderão disputar um novo mandato, em outubro do próximo ano. Caso consigam a reeleição, porém, ficarão impedidos de concorrer em 2012, conforme o entendimento já consagrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em baixa
Um dado importante sobressai do processo eleitoral suplementar de Nova Ipixuna: a inegável decadência do Partido dos Trabalhadores naquele município. Depois de seis anos no poder, com o prefeito Zezão, o PT não consegue mais sensibilizar a população ipixunense para votar em seus candidatos.

Recado
Em 2006, a população de Nova Ipixuna mandou um recado inequívoco de sua insatisfação com o PT. A então candidata a governadora Ana Júlia Carepa perdeu no município, nos dois turnos, para o tucano Almir Gabriel. Nova Ipixuna, aliás, foi um dos poucos municípios do sul do Pará em que Ana perdeu no segundo turno.

Confirmação
Agora, mesmo com a presença de Ana Júlia e de outros medalhões do PT no palanque de Clóvis Avelino, os eleitores de Nova Ipixuna não se impressionaram. Confirmaram que não estão, pelo menos por ora, dispostos a novas experiências com governos petistas em sua prefeitura. Mesmo pagando o preço de ficar contra o governo do Estado.

Cana
Eduardo Giuliani, engenheiro de produção da Escola Politécnica da USP e consultor do Pólo Nacional dos Biocombustíveis, foi o convidado especial do deputado João Salame na sessão especial que discutiu o plantio de cana no Pará. A sessão aconteceu nesta segunda-feira (3), na Assembléia Legislativa do Estado.

Viável
Giuliani é um dos autores do estudo "Produção de etanol: uma opção competitiva para o aproveitamento de áreas alteradas no leste do Pará". Entre outras coisas, o estudo concluiu que o plantio de cana é altamente viável do ponto de vista econômico, inclusive envolvendo agricultores familiares e promovendo a inclusão social.

Presentes
Compareceram à sessão o secretário estadual de Agricultura, Cássio Alves Pereira; o superintendente regional do CPRM, Manfredo Ximenes; o diretor-geral da Adepará, Rubens Brito; o deputado federal Asdrúbal Bentes; o prefeito de Jacundá, Adão Ribeiro; e o secretário de Agricultura de Santana do Araguaia, Mário Pedro Junior. Mandaram representantes o Incra, Iterpa, Emater, Museu Goeldi, UFPA e Cesupa.

Cruzada
Como resultado prático da discussão, os deputados estaduais, capitaneados por Salame, vão entrar na briga para permitir a instalação de usinas de etanol no Pará. Uma vez que, como foi admitido por todos os presentes [inclusive representantes do governo do Estado], não há base legal para proibir o plantio de cana-de-açúcar em território paraense.

Convenção
O Partido dos Trabalhadores realizou, no último domingo (2), seu Processo de Eleição Direta (PED) para escolha dos novos dirigentes da legenda. Em Marabá, a deputada Bernadete ten Caten, do 'PT pra Valer', foi reconduzida à presidência do diretório municipal, tendo como vice o advogado Ronaldo Giusti, da 'Democracia Socialista' (DS).

Oposição
Em Redenção, Edson Carlota, da tendência 'Unidade na Luta' e da ala do PT que faz oposição ao prefeito Jorge Paulo da Silva (PMDB), foi escolhido para presidir o partido. A eleição de Carlota complica os planos eleitorais de JPC, já que o grupo liderado pelo novo presidente petista defende candidatura própria à Prefeitura de Redenção.

Turbulências
De forma surpreendente, tão logo saiu o resultado da votação, Edson Carlota anunciou que deixará a 'Unidade na Luta' para tentar apaziguar os ânimos dentro da legenda. Desde o início da administração de JPC o PT de Redenção tem enfrentado turbulências e caminhado dividido.

Em casa
Em Conceição do Araguaia, a primeira-dama Fátima Brito foi eleita presidente do PT, nas eleições de domingo. Também ligada à tendência 'Unidade na Luta', liderada no Estado pelo deputado Paulo Rocha, sua eleição dá um pouco mais de fôlego ao marido Álvaro Brito, que sofre o desgaste de fazer um governo sofrível.

Governo
Em São Félix do Xingu, Hélio Jorge Costa foi o vencedor. Membro da 'Unidade na Luta', ele representou também o 'PT pra Valer' e a 'Articulação Socialista' (AS). O PT compõe, atualmente, o governo municipal, onde ocupa três secretarias. Mas, de acordo com Hélio, ainda não se sabe se o partido apoiará a reeleição do prefeito Denimar Rodrigues (PR).

Reeleita
A vice-prefeita de Tucumã, Lucilei Guedes, do 'PT pra Valer', foi reeleita para a presidência do diretório do PT daquele município. Em Xinguara, Cícero Cleuto Abreu Oliveira, secretário de Administração do município, da 'Unidade na Luta', é o novo presidente do diretório municipal petista.

Etanol
Pará está na briga."

Nenhum comentário: