sábado, 8 de dezembro de 2007

Coisas da Política, 8 de dezembro de 2007

No jornal Opinião deste sábado, as notícias da política regional:

"Prêmio
O deputado João Salame (PPS) foi homenageado na noite desta sexta-feira (7), em Belém, com o prêmio 'Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Ambiental. A premiação é concedida há mais de dez anos pelo Instituto Ambiental Biosfera, do Rio de janeiro, e pela primeira vez ocorreu em uma cidade da Amazônia.

Trabalho
Cerca de 60 pessoas foram agraciadas por ações ou projetos que contribuíram para a melhoria de vida das pessoas, em escala nacional, regional e local. De acordo com a diretoria da Biosfera, Salame foi premiado pelo trabalho desenvolvido à frente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Pará.

Unânime
O presidente da Biosfera, Dorival Bruni, disse que o nome de João Salame foi escolhido pela unanimidade da diretoria da entidade. O vice-governador do Pará, Odair Corrêa (PDT), e o vice-governador do Tocantins, Paulo Antunes, também foram homenageados, ao lado de deputados federais, estaduais, prefeitos, professores, pesquisadores, ambientalistas e empresários.

Convenção
O PDT de Marabá realiza, hoje (8), a partir das 17h00, sua convenção para escolha dos membros do Diretório Municipal. Sob a liderança do presidente da Comissão Provisória, Sérgio Correia, os convencionais do partido também vão eleger delegados à convenção estadual, Comissão de Ética e Comissão Executiva Municipal.

Candidatura
O deputado federal Giovanni Queiroz, presidente estadual do PDT, participará da convenção, prevista para terminar às 21h00. Apesar de não constar da pauta oficial do evento, o partido deve aproveitar o momento para oficializar a pré-candidatura do vice-prefeito Ítalo Ipojucan à Prefeitura de Marabá.

Sucessão
A quase um ano das eleições, a política em Conceição do Araguaia já está pegando fogo. Já são seis [por enquanto] os candidatos à prefeitura: Alberto Branco, médico e ex-prefeito; Everaldo Nunes, advogado e atual vice-prefeito; os empresários Mário Navarro e Ricardo José Nascimento; Evanilza Marinho, irmã e assessora do deputado Zequinha Marinho; e o prefeito Álvaro Brito, que apesar da alta impopularidade, parece estar disposto a enfrentar a aventura da reeleição.

Câmara
Aliás, não é somente a sucessão municipal que está mexendo com os nervos dos políticos conceicionenses. A eleição para a presidência da Câmara Municipal, marcada para o próximo dia 14, também é assunto na cidade. Três vereadores, também por enquanto, estão na disputa: Itamar Machado Mendes, Eduardo Cavalcante e Eliezer Pereira de Queiroz Júnior.

Artifício
Em Tucumã, o prefeito Alan de Souza Azevedo (PR) teve que lançar mão de um sorteio de prêmios para atrair algum público para uma audiência de prestação de contas de seu governo. Mesmo assim, informa fonte segura que mora naquele município, só compareceram funcionários da prefeitura, que não tiveram outra opção.

Distrações
A população, já cansada da conversa do alcaide, nem deu bola para a leréia que a esperava na tal audiência e muito menos para os prêmios, todos de pouquíssimo valor. Ferros elétricos, liquidificadores e outros objetos menores foi com o que a prefeitura tentou engabelar os incautos.

Frigorífico
Acontece hoje (8), em São Félix do Xingu, o lançamento da pedra fundamental da unidade do frigorífico Frigol naquele município. O ato, que está marcado para o meio-dia no recinto de leilões conhecido por 'Morada do Nelore', deve reunir o setor produtivo da PA-279 e a classe política local. O Frigol, empresa de Lençóis Paulista, já possui um frigorífico em operação em Água Azul do Norte, também na PA-279.

Sul-paraenses
Há pelo menos sete vereadores do sul do Pará entre os 80 políticos que correm o risco de perder o mandato por terem mudado de partido, segundo a lista divulgada esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). São eles: Élvio Elpídio Massutti [Redenção], Francisco Vieira [Água Azul do Norte], João José da Silva [Conceição do Araguaia], Márcia Lopes do Nascimento [Rio Maria], Paulo Sérgio de Lima Batista [Rondon do Pará], Wenderson Azevedo Chamon [Curionópolis], Wilson Ferreira da Silva [Curionópolis].

Crescente
A lista tende a aumentar, já que mais partidos podem ingressar na Justiça para reaver os mandatos dos infiéis. O presidente regional do PPS, deputado estadual Arnaldo Jordy, por exemplo, pediu ao TRE que forneça a relação dos vereadores que deixaram a legenda, alegando que os cartórios eleitorais no interior estão demorando a prestar a informação.

Urgência
O PPS, de acordo com Jordy, tem pressa em ingressar com o pedido de perda do cargo eletivo daqueles que se elegeram pelo partido e depois se filiaram a outras siglas. A presidente do TRE, Raimunda Noronha, segundo a imprensa da capital, determinou que se dê urgência ao pedido dos partidos.

Irados
Empresários marabaenses estão irritados com a Celpa, que, inexplicavelmente, programou para a manhã deste sábado interrupção no fornecimento de energia de 7h00 até às 12h00, para a realização de serviços de manutenção no sistema. Alegam, com toda a razão, que o comércio será prejudicado com a falta de eletricidade, em pleno sábado de dezembro, mês em que são contabilizadas as maiores vendas do ano.

Liminar
Os empresários questionam os motivos de a Celpa não ter programado a manutenção para domingo, como sempre fez em outras oportunidades. O Sindicato do Comércio, representando as empresas de Marabá, já anunciou que ingressará, na segunda-feira (10), com ação de perdas e danos contra a Celpa, pedindo o ressarcimento do altíssimo prejuízo previsto pela falta de eletricidade.

Infiéis
Mandatos em perigo."

Nenhum comentário: