sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Coisas da Política, 10 e 11 de janeiro de 2008

No jornal Opinião, de quinta e sexta-feira, 10 e 11 de janeiro de 2008:

"Professores
Com o início do ano letivo na rede estadual, anunciado para o próximo dia 21, a pergunta que se faz é: o Estado conseguirá, este ano, resolver o grave problema da falta de professores no ensino médio? Sim, porque nos últimos anos, foi grande o prejuízo dos alunos matriculados nas escolas estaduais, que ficaram meses seguidos sem professores de várias disciplinas.

Fantasia
A bem da verdade, o que vem ocorrendo, há muito tempo, na rede pública de ensino é que o governo finge oferecer educação de qualidade [sua obrigação constitucional] e os estudantes fazem de conta que estão aprendendo, já que não têm para onde correr. Um absurdo que parece não ter solução.

Desesperança
Também em defesa da verdade é bom que se diga que o problema não é exclusivo do Estado do Pará. Quando o próprio ministro da Educação afirma que as escolas públicas nunca terão o mesmo padrão das escolas particulares, como fez recentemente o ministro Fernando Haddad, já não pode haver nenhuma esperança de mudança na triste realidade da educação pública brasileira.

Sandice
Como ter esperança num sistema educacional onde o governo oferece pouquíssima estrutura e paga mal os professores, que, por sua vez, faltam demais ao trabalho [não todos, é claro], deixando os alunos a ver navios? A situação só não é mais absurda do que proposta do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), de dar um prêmio aos professores que não faltem ou faltem menos à sala de aula.

Medíocre
A proposta do prefeito paulistano não leva em consideração que comparecer ao local de trabalho é obrigação de qualquer trabalhador minimamente responsável. Como bem disse o jornalista Clóvis Rossi, da Folha de São Paulo, sobre o assunto, o que Kassab propõe é premiar a mediocridade.

Saneamento
E não é apenas na educação que as coisas não vão bem. Não dá para ter esperança num país onde, agora se sabe, somente em 2122 a totalidade da população será atendida pelo sistema de saneamento básico. A informação, divulgada no final de 2007 pela conceituada Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi levantada através de dados do IBGE, instituto ligado ao governo federal.

Retrato
Moral da história: somente daqui a 115 anos, se os investimentos continuarem no ritmo das últimas décadas, é que todos os domicílios brasileiros terão destinação para seu esgoto, com o devido tratamento. Talvez nossos netos possam testemunhar o dia em que a meta for alcançada. Este é o retrato do Brasil que vivemos e alguns ainda têm a cara-de-pau de dizer que é um país abençoado.

Primeiro
Em decisão tomada na manhã de terça-feira (8), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) cassou o mandato do vereador João Maria Alves da Silva, de Santa Izabel do Pará, por infidelidade partidária. O vereador é o primeiro político do Pará e o segundo do País a perder seu mandato por ter trocado de partido após 27 de março de 2007.

Decisão
Naquela data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os mandatos pertencem aos partidos e não aos políticos. João Maria Alves da Silva saiu do PSL, partido pelo qual foi eleito em 2004, para ingressar no PSC. O diretório municipal do PSL não perdeu tempo e pediu a cadeira de volta.

Número
Até a manhã de ontem (9), o TRE-PA havia recebido 137 pedidos de julgamento de perda de mandato eletivo de parlamentares que mudaram de partido depois do dia 27 de março de 2007, em cargos proporcionais: deputado estadual e vereador. Desses, alguns são do sul e sudeste do Pará.

Lista
Entre os vereadores sul-paraenses que mudaram de partido após 27 de março do ano passado estão Elvio Elpídio Massutti (Redenção), Francisco Vieira (Água Azul), João José da Silva (Conceição), Márcia Lopes do Nascimento (Rio Maria), Paulo Sérgio de Lima Batista (Rondon do Pará), Wenderson Azevedo Chamon (Curionópolis) e (Wilson Ferreira da Silva (Curionópolis). Todos com a corda no pescoço.

Voto
Proposta do deputado Arnaldo Jordy (PPS) deve causar polêmica na Assembléia Legislativa, tão logo os deputados voltem ao trabalho, em fevereiro. Jordy, que é presidente do PPS, está propondo o fim do voto secreto na Casa, inclusive nas votações para eleição da Mesa Diretora, cassação de mandatos e eleição de conselheiros dos tribunais de contas.

Opostos
O médico e ex-vereador marabaense Silvino Santis, filiado ao PTB, tem demonstrado que está disposto a voltar à política, disputando uma cadeira na Câmara nas eleições de outubro deste ano. Já o também ex-vereador Leno Derzen, também do PTB, diz que não quer nem ouvir falar de candidatura. Desiludido com a política, ele pretende continuar administrando suas empresas.

Briga
A renovação do diretório municipal do PT em Rondon do Pará, realizada em dezembro durante o Processo de Eleição Direta (PED) do partido em todo o País, foi parar na delegacia de polícia. O candidato derrotado, João Evangelista, acusou o presidente eleito, Ednaldo da Silva, de ter fraudado a votação.

Eleições
Eleitores que pretendem requerer inscrição eleitoral, transferência de domicílio ou revisão de dados pessoais para as eleições municipais deste ano precisam ficar atentos. O prazo final para que o eleitor possa fazer quaisquer desses procedimentos é 7 de maio e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará já avisou que não haverá prorrogação. Para requerer 2ª via do título o prazo é 25 de setembro.

Infiéis
O primeiro já foi."

Nenhum comentário: