terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Coisas da Política, 8 e 9 de janeiro de 2008

No jornal Opinião de hoje:

"Impostos
Por sorte do Palácio do Planalto, o Congresso Nacional está de recesso. Mesmo assim, a semana começou quente para o governo, com a reação da oposição [e do País] contra o aumento dos impostos efetivado pela equipe econômica, com o aval do presidente Lula, logo no segundo dia do ano. O aumento visa recuperar dinheiro perdido com a extinção da CPMF pelo Senado.

Recurso
O Democratas [antigo PFL] anunciou que vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e da Contribuição Sobre o Lucro Líquido (CSLL). No Congresso PSDB e DEM apresentarão projeto de decreto legislativo para anular o decreto de Lula que aumentou os impostos.

Aliados
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), reconheceu ontem (7) que houve quebra de acordo com a oposição na decisão de Lula de aumentar impostos. E até o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), condenou o aumento da carga tributária e disse que o governo deveria cortar despesas, ao invés de jogar tudo nas costas da população.

Confissão
Para complicar ainda mais o cenário do governo e tirar o sono de Lula e dos petistas, a desastrada entrevista do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu à revista Piauí, onde praticamente confessou o 'mensalão'. E confirmou, com todas as letras, a existência de caixa dois na contabilidade do Partido dos trabalhadores.

Recado
O assunto promete render e a oposição já fala em criar nova CPI para investigar os crimes declarados por Dirceu e desvendar os mistérios não resolvidos pela CPI dos Correios. Este, em sua página na internet [www.zedirceu.com.br], se defende e acusa a mídia de má-vontade para com ele e com o PT. Nos bastidores da política, a entrevista está sendo avaliada como um recado do ex-ministro ao PT e ao governo.

Matrícula
As escolas estaduais receberam, até a sexta-feira da semana passada, pedido de pré-matrícula de 66 mil novos alunos. O Estado ofereceu este ano 250 mil vagas em seus estabelecimentos de ensino, das quais 186 mil ainda estavam disponíveis até o dia 5 de janeiro.

Moradia
A Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) solicitou ao Ministério das Cidades R$ 122 milhões para ações de urbanização, regularização e integração de assentamentos precários em 29 comunidades paraenses. Em Marabá, estão na lista dos beneficiados, comunidades da folha 25, São Miguel da Conquista, Bairro da Paz, Jardim Nova União e Filadélfia.

Avanço
Apesar das reações [um pouco tardias] da Cosanpa e do governo do Estado, a entrada da Saneatins no sul e sudeste do Pará é irreversível. Depois de implantar sistema de água – além de coleta e tratamento de esgotos – em São Geraldo do Araguaia, a empresa está agora em Xinguara e Eldorado do Carajás, onde venceu as licitações abertas pela prefeitura.

Ciúme
De olho no grande mercado de Marabá, a Saneatins já fez os primeiros contatos com a prefeitura e provoca ciúmes na Cosanpa, que não quer perder de jeito nenhum o abastecimento de água da cidade. Se depender dos consumidores marabaenses, a Cosanpa já era, pois ninguém agüenta mais os péssimos serviços prestados (?) pela empresa do governo.

Comitiva
No final de 2007, o prefeito de Curionópolis, Sebastião Curió (DEM), liderou comitiva de 38 pessoas a Palmas, onde foram conhecer os sistemas de água e esgoto operados pela Saneatins na capital tocantinense. Querem apostar como a empresa irá abocanhar também os serviços de água e esgoto de Curionópolis?

Merenda
Os prefeitos precisam estar atentos ao prazo para encaminhar a anuência da merenda escolar, documento que assegura o repasse dos recursos do setor diretamente aos municípios. O prazo termina nesta quinta-feira (10) e deve ser encaminhado à Coordenadoria de Assistência ao Estudante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Belém.

Indireto
As prefeituras que não encaminharem o documento receberão a merenda através do Estado, que ficará responsável por administrar o dinheiro e comprar os alimentos. O que refletirá, sem dúvida, na qualidade da merenda servida nas escolas, já que o cardápio não poderá incluir produtos perecíveis e a chegada da merenda vai demorar muito mais.

Previsão
A previsão de chuvas intensas para o Ano Novo não se confirmou, pelo menos na região de Marabá. Nem por isso, deve-se achar que as chuvas não cairão forte no Pará este ano. A meteorologia prevê que o índice pluviométrico em janeiro ultrapassará a média de 400 milímetros, o que supera a marca de 318 milímetros dos últimos 30 anos.

Protesto
Moradores de Breu Branco protestaram durante todo o dia de ontem (7) pelas constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica naquele município. A rodovia PA-263, que liga Tucuruí à PA-150, foi bloqueada no início da manhã e liberada no final da tarde. A cidade de Breu Branco está localizada a poucos quilômetros da hidrelétrica de Tucuruí.

Dengue
Em Redenção, manifestantes percorreram as ruas da cidade na tarde desta segunda-feira (7) em protesto pelas mortes por dengue hemorrágica que assustam a população. Vários casos de dengue hemorrágica foram constatados naquela região e as pessoas clamam pela atenção das autoridades para combater a doença, que está se espalhando rapidamente pelo sul do Pará.

Brasília
Planalto sob pressão."

Nenhum comentário: