quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Coisas da Política, 11 e 12 de dezembro de 2008

As finanças da Prefeitura de Marabá levaram um grande baque de R$ 2,5 milhões, de compensações ao INSS por descontos não-autorizados feitos em benefício do Ipasemar. A Justiça determinou que o município devolvesse o dinheiro, o depósito já foi feito, mas isso pode comprometer o pagamento do 14º salário aos servidores.

 

Consulta

Em resposta a consulta sobre votos nulos, o Tribunal Superior Eleitoral acabou por decidir, por via oblíqua, pendências eleitorais em pelo menos dois municípios da região. Redenção e Conceição do Araguaia, é quase certo, deverão ter novas eleições.

Nulo

De acordo com o TSE, se os votos nulos ultrapassarem 50%, deve haver nova eleição. Assim, mesmo tendo obtido 42,18% dos votos, Álvaro Brito (PT), primeiro colocado em Conceição do Araguaia, não deve ser diplomado pela Junta Eleitoral.

Cassado

Já em Redenção, o primeiro colocado, Wagner Fontes (PTB), recebeu 59,30% dos votos, mas teve o seu registro cassado pelo TSE. Ele entrou com recurso, mas se este for indeferido, haverá também nova eleição na cidade.

Interinos

Por conta disso, as atenções nos dois municípios se voltam para a eleição dos novos presidentes das Câmaras. Eles devem assumir o cargo de prefeito, até que seja feita nova eleição para o Executivo.

Visita

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) desembarca em Marabá na manhã de hoje (11), acompanhada dos deputados estaduais João Salame (PPS) e Bernadete ten Caten (PT). O desembarque está previsto para as 9 horas da manhã.

Banda larga

Do aeroporto, Ana Júlia segue para a Escola Estadual Geraldo Veloso, no bairro Novo Horizonte. Ali, participa do ato de integração da escola ao programa Navega Pará, que disponibiliza conexão à internet de alta velocidade.

Aciaria

Às 11h00, a governadora segue para o Distrito Industrial de Marabá, onde presencia a primeira produção de aço da Sinobrás. Boa parte do empresariado local deve acompanhar Ana Júlia na visita.

Extra

A Assembléia Legislativa realiza sessões extraordinárias de 15 a 20 deste mês. Antes, os deputados previam entrar em recesso no dia 15, mas a necessidade de votar projetos importantes, como o Orçamento-Geral do Estado, forçou a prorrogação.

Substituto

O Tribunal Regional Eleitoral acatou recurso que trata da substituição do então candidato à Prefeitura de Jacundá, José Martins, por seu filho Ronaldo Martins Campos. Os juízes do TRE entenderam como legal a substituição na chapa do PMDB.

Vitória

A decisão altera o resultado da eleição para prefeito em Jacundá, já que valida os votos dados a José Martins, antes lançados como nulos pela Justiça Eleitoral. O que dá vitória a Ronaldo Martins Campos, que deve ser diplomado no próximo dia 17.

Mudança

O juiz eleitoral de Jacundá havia negado o pedido de substituição, mas o TRE reformou a decisão do magistrado. Izaldino Altoé (PT), que havia sido declarado eleito, perde, por ora, essa condição.

 

Em São Félix do Xingu, continua o impasse no processo por compra de votos que o Ministério Público move contra o prefeito eleito Antônio Levino (PTB). A defesa do acusado pediu a suspeição do juiz Leonel Cavalcanti junto ao TRE. Agora, só depois da decisão do Tribunal poderá sair a sentença na ação contra Levino.

Nenhum comentário: