quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Coisas da Política, 4 e 5 de dezembro de 2008

Começou ontem (3) e prossegue até o final da tarde desta quinta-feira o 1º Encontro dos Novos Gestores Municipais, promovido pela Secretaria de Estado de Integração Regional, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O objetivo principal é estreitar as parcerias entre o governo e as prefeituras.


Vice

O deputado João Salame (PPS) foi eleito primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa (Alepa). Domingos Juvenil (PMDB) foi reeleito para a presidência da Casa, conforme previsto aqui na terça-feira (2).

Recuo

No último momento, o governo desistiu de bater chapa com Juvenil, como ameaçava horas antes da eleição. Martinho Carmona (PMDB), cotado para encabeçar a chapa governista, viu, mais uma vez, enterrado seu sonho de voltar à presidência da Alepa.

Incógnita

Passada a tormenta que cercou a eleição da Mesa Diretora da Alepa, é provável que logo se saiba o tamanho real do G, o grupo de parlamentares independentes da Casa. Uns dizem ser G9, outros G8 e há até quem diga que é G7.

Confusão

Jornal da capital, nesta quarta-feira (3), todo embaralhado com essa confusão, chamou o grupo de G8 e G7, na mesma matéria. Nos blogs, então, a confusão é geral quanto ao tamanho do G, que há poucos dias era G10.

Ultimato

Quem não apresentar, até esta quinta-feira (4), justificativa para ter deixado de votar no primeiro turno das eleições deste ano estará sujeito a várias penalidades, até regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. É bom ficar de olhos abertos.

Penalidades

Entre outros problemas, os faltosos ficarão impedidos de inscrever-se em concurso público, receber salário de emprego público e até de obter empréstimos em bancos oficiais. E não poderá renovar matrícula em escolas do governo.

Adiamento

A eleição para o Conselho Deliberativo (CD) e a Superintendência-Executiva (SE) do Sebrae, marcada para a tarde de ontem (3), foi adiada. Hidelgardo Nunes (SE) e José Conrado (CD), patrocinados pela Fiepa, retiraram sua chapa.

Sem data

Para justificar o ato, alegaram que o registro das chapas estava irregular. Tião Miranda (SE) e Ítalo Ipojucan (CD) são candidatos apoiados pelo governo do Estado. Ainda não foi marcada nova data para a eleição.

Composição

O prefeito eleito de Jacundá, Dino Altoé (PT), convidou partidos adversários nas eleições para compor o seu governo. São eles: PSB e PTB, ligados ao candidato Marcelo Porto (PTB), e PMDB e PDT, da base de José Martins (PMDB).

Reações

Dino quer um governo participativo, ampliando o número de partidos diretamente ligados à administração. Parte dos membros do PPS, que apoiou Altoé na eleição, não gostou da iniciativa e ameaça romper com o governo.

Pleitos

Em longa reunião na tarde de terça-feira (2), o PPS apresentou ao prefeito eleito os pleitos do partido: quer a Secretaria de Assistência Social ou a Secretaria de Administração. Mas estas já estão comprometidas com outros partidos.

 

Apesar do acordo de última hora na eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, as relações entre PT e PMDB saíram bastantes chamuscadas. Apesar de as lideranças petistas e peemedebistas dizerem que está tudo bem entre os dois grupos, é nítido o mal-estar criado nas 72 horas que antecederam a eleição.

Nenhum comentário: