quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Reviravolta em Jacundá. Novas eleições em Redenção e Conceição do Araguaia

O sul e o sudeste do Pará estão um alvoroço só. Em Jacundá, o ex-prefeito Zé Martins e seu filho Ronaldo Martins Campos, ambos do PMDB, lideraram carreata pela cidade para comemorar vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que garantiu que o pai, impugnado como candidato a prefeito, fosse substituído na chapa pelo filho.
O juiz eleitoral de Jacundá havia negado o pedido de substituição, mas o TRE reformou a decisão do magistrado. Subentende-se que os votos recebidos por Zé Martins, antes lançados na vala dos nulos, passam agora a valer. O que dá a vitória a Ronaldo, e não ao empresário Izaldino Altoé (PT), que já preparou o paletó para a posse.

Enquanto isso, lá em Conceição do Araguaia, o prefeito (quase) reeleito Álvaro Brito (PT) também corre o risco de ver seu segundo mandato sair por entre os dedos. Ou pelo menos ter que disputar nova eleição. O Tribunal Superior Eleitoral, em sessão na última terça-feira, decidiu que onde mais de 50% dos votos foram nulos (caso de Conceição) deverá acontecer nova votação.

A decisão praticamente define também a situação de Redenção, onde o eleito Wagner Fontes (PTB) obteve 59,30% dos votos válidos, mas todos foram anulados porque ele teve seu registro cassado pelo TSE. Fontes entrou com recurso, mas caso este seja indeferido, os redencenses terão que votar de novo para eleger seu prefeito.

Sorte dos vereadores que forem escolhidos para presidir a Câmara, tanto em Redenção quanto em Conceição. São eles que devem assumir as prefeituras até que novas eleições sejam realizadas. Já pensou no auê que será a eleição nas duas Câmaras?

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei bom que o filho assumiu, mas deveria ter dito a vedade; já que então política tem muitas mentiras que prevaleça a verdade! Boa Sorte para Jacundá!