terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Coisas da Política, 27 e 28 de janeiro de 2009

Promete ser boa a briga entre os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Tião Viana (PT-AC) pela presidência do Senado. Nesta terça-feira (27), Viana se reúne com lideranças do PSDB para pedir apoio à sua candidatura. Ironicamente, o candidato preferido do Palácio do Planalto é o ex-presidente Sarney.

 

Fórum

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Belém, na próxima quinta-feira (29), onde participa do Fórum Social Mundial. Doze ministros de Lula também estarão no maior evento já realizado na capital do Pará, que começa hoje (27) e vai reunir ativistas de mais 150 países em busca de soluções para questões sociais.

Cacau

O prefeito Bersajone Moura (PSB), de Novo Repartimento, ultrapassou as seis milhões de mudas de cacau distribuídas para agricultores do município. Repartimento tem hoje o maior projeto de assentamento de produtores da América Latina, o Tuerê.

Processo

Prefeitos de sete municípios do entorno da hidrelétrica de Tucuruí se movimentam para acionar judicialmente a Eletronorte, por várias obras inacabadas em suas cidades. Antes, tentarão, pela última vez, o caminho da negociação com a diretoria da estatal.

Florestas

Seguindo a ‘onda ambiental’, o município de Goianésia do Pará começa a direcionar investimentos para o setor de reflorestamento. A campanha envolve a prefeitura, sindicato das indústrias madeireiras e sociedade civil.

Ano a ano

O trecho da rodovia Transamazônica entre Itupiranga e Novo Repartimento piora com as fortes chuvas. E os veículos em baixa velocidade são alvos de assaltos, principalmente nas cabeceiras das estreitas pontes de madeira.

Ouvidoria

O prefeito de Tucuruí, Sancler Antônio Wanderley Ferreira (PPS), determinou a implantação de canal de comunicação, pelo sistema 0800, para ouvir as reclamações, sugestões e críticas da população. O sistema encaminhará as demandas aos órgãos competentes e acompanhará a tramitação até a resposta final aos cidadãos.

Compromisso

Em comentário no blog do colunista [www.suldopara.blogspot.com], o secretário de Finanças da Prefeitura de Xinguara, Francisco Durães, coloca em dúvida candidatura do prefeito Davi Passos (PT) ao Senado ou à Câmara Federal, como ventilado no fim de 2008. E diz que Passos assumiu compromisso de cumprir os quatro anos na prefeitura.

Candidato

Ao mesmo tempo, Francisco Durães faz uma revelação: o advogado Rivelino Zarpellon, presidente da OAB em Xinguara, será candidato a deputado estadual, em 2010. Com o apoio de Davi Passos e dos prefeitos petistas Álvaro Brito, de Conceição do Araguaia, e Manoel Carmo dos Reis, de Sapucaia.

Susto

O ex-governador Simão Jatene (PSDB) foi submetido a uma angioplastia, nesta segunda-feira (26), depois de ser internado no final de semana com dores no peito e alterações na pressão. Segundo amigos, Jatene passa bem e deve ter alta nesta quarta-feira (28).

 

Depois de reunião com o prefeito Maurino Magalhães (PR) e com a Polícia Militar, motoristas e cobradores decidiram recolocar a frota de coletivos nas ruas de Marabá. Eles tinham paralisado suas atividades na madrugada desta segunda-feira, reivindicando mais segurança para trabalhar.

Nenhum comentário: