terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Coisas da Política, 6 e 7 de janeiro de 2009

O Dnit anunciou que vai liberar R$ 30 milhões para a construção da primeira fase do porto de Marabá. A obra, que deve ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2009, será tocada em convênio com o governo do Estado. Os recursos foram alocados pela bancada federal do Pará no Orçamento-Geral da União.

 

Derrota

Vários prefeitos que tomaram posse na quinta-feira (1º) não tiveram os candidatos de suas preferências eleitos para as presidências das Câmaras. É o caso de Maurino Magalhães (PR), em Marabá; Antônio Levino (PTB), em São Félix do Xingu; e Edson Alvarenga (PTB), em Nova Ipixuna.

Vitória

Em Marabá, a vitória da vereadora Júlia Rosa (PDT) foi costurada a várias mãos, entre as quais se destacam as dos ex-prefeitos Nagib Mutran (PMDB) e Tião Miranda (PTB), que atuaram juntos na eleição da Mesa. Representante do grupo conhecido como G-7, Júlia Rosa assume pela terceira vez a presidência da Câmara.

Votos

Votaram em Júlia, além dela própria, os seguintes integrantes de seu grupo: Nagib Mutran (PMDB), Gérson do Badeco (PHS), Antônio da Ótica (PR), Alécio da Palmiteira (PSB), Toinha (PT) e Edivaldo Santos (PPS). A pedido de Tião Miranda, também votaram na presidente eleita os vereadores Miguelito Gomes (PP) e Vanda Américo (PV).

Abstenção

Decidiram se abster, seguindo a orientação do prefeito Maurino Magalhães, os vereadores Ronaldo da 33 (DEM), Irismar Araújo (PR), Elka Queiroz (PTB) e Ronaldo Yara (PTB), os dois últimos contrariando a orientação do ex-prefeito Tião Miranda, que tentou até o último momento convencê-los a votar na chapa encabeçada por Júlia Rosa.

Tenso

Na madrugada que antecedeu a posse dos eleitos, Maurino Magalhães teve uma reunião tensa com os membros do G-7. Ofereceu ao grupo três nomes para presidir a Mesa e pacificar a disputa: Miguelito, Irismar e Ronaldo Yara, mas os sete mantiveram a disposição de reivindicar a presidência.

Atrito

Houve momentos de rispidez durante a reunião, em especial entre Maurino Magalhães e o vereador Antônio da Ótica. O prefeito eleito disse que se sentia triste e iria contabilizar essa derrota para o futuro.

Insatisfação

Júlia Rosa, por sua vez, não está nada satisfeita com a postura adotada pelo presidente de seu partido, o ex-vice-prefeito Ítalo Ipojucan (PDT). Ele trabalhou contra sua candidatura, seguindo orientação do prefeito Maurino Magalhães.

Recompensa

Intramuros, Júlia Rosa comenta que se posicionou contra a candidatura a prefeito do deputado João Salame (PPS) a pedido do próprio Ítalo. E deixa claro que não esperava ser recompensada desta forma.

Forte

Sílvia Bogéa, filha do publicitário e jornalista Hiroshi Bogéa, é a nova secretária de Comunicação do prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB). Ela pilotará a poderosa Comus, que comanda a segunda maior verba publicitária pública do Estado. É mais uma filha de Marabá mostrando competência e fazendo bonito no Estado.

 

Como era esperado, o ex-prefeito de Itupiranga, Adécimo Gomes (PR), não apareceu para transmitir o cargo ao novo gestor do município, Benjamin Tasca (PT). Sumido da cidade desde as eleições de outubro, Adécimo é acusado de ter deixado a prefeitura completamente sucateada para o sucessor.

Nenhum comentário: