sábado, 14 de março de 2009

Coisas da Política, 14 a 16 de março de 2009

O G-8, o grupo de parlamentares que se declaram independentes na Assembléia Legislativa, se reuniu esta semana com o chefe da Casa Civil, Cláudio Puty. Na pauta, as emendas parlamentares para 2009 e o apoio do G-8 à governabilidade, na Alepa.

 

Destruição

Decretada situação de emergência em mais um município do sul do Pará. Em razão das fortes chuvas que carregam pontes e destroem estradas, o prefeito de Água Azul do Norte, Renan Lopes Souto (PMDB), baixou decreto no início desta semana.

Prejuízo

Comunidades isoladas e prejuízos ainda não mensurados formam o quadro caótico em Água Azul. De acordo com o prefeito, será necessário muito dinheiro para que o município volte à normalidade.

Água

Mas para reconstruir o que foi destruído só depois que cessarem as chuvas, que ainda caem com intensidade. O que significa dizer, também, que muita água ainda chegará até Marabá, já que a nascente do Rio Itacaiúnas fica naquela região.

Herança

Em Bom Jesus do Tocantins, São João do Araguaia e Palestina do Pará, os prefeitos ainda estão procurando a ponta da meada para poder governar. Nem talões de cheques conseguem pegar, tamanha a herança maldita deixada pelos antecessores.

Transferências

Os pagamentos de fornecedores são feitos por transferências bancárias, já que as prefeituras estão impedidas de operar com cheques. Inadimplências de toda a ordem estão dando dor de cabeça aos gestores e atrapalhando as administrações.

Preparação

Na próxima quarta-feira (18), acontece em Belém o lançamento do tema da conferência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale). Representantes das Assembléias Legislativas de todo o Brasil participam do encontro, que será realizado no Hangar Centro de Convenções.

Saúde

A 13ª Conferência dos Legislativos Estaduais, que acontece nos dias 27 a 29 de maio, também em Belém, vai discutir ‘A Saúde Pública no Brasil’. No encontro preparatório de quarta-feira, serão debatidas também as prerrogativas dos parlamentares no exercício do mandato.

Eletronorte

Por iniciativa dos deputados João Salame (PPS), Bira Barbosa (PSDB) e Deley Santos (PV), a Assembléia Legislativa realizará sessão especial para discutir a relação da Eletronorte com o Pará. O requerimento para a sessão foi apresentado na manhã de quinta-feira (12).

Pendências

Os deputados querem saber por que a Eletronorte, mesmo sendo uma empresa pública controlada pelo governo da União, não atende as reivindicações do Estado. As eternas pendências da estatal para com os municípios do entorno do lago de Tucuruí também entrarão na pauta da sessão.

Marajó

Bira Barbosa vai questionar a diretoria da Eletronorte sobre os motivos da demora da empresa para levar energia aos municípios do Marajó. E lembra que esse é um compromisso do presidente Lula, até hoje não cumprido com o povo daquela região.

 

O Partido Verde definiu sua participação no governo de Ana Júlia Carepa (PT). Os verdes ficarão com a presidência da Imprensa Oficial, uma diretoria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e outros cargos de menor importância na estrutura da administração estadual.

Nenhum comentário: