quarta-feira, 18 de março de 2009

Coisas da Política, 17 e 18 de março de 2009

O governo federal deve anunciar, na quinta-feira (19), o contingenciamento de R$ 19 bilhões para enfrentar a crise mundial. Mas a economia será feita com o chapéu alheio. Virá das emendas dos deputados e senadores, que certamente terão problema para tentar a reeleição, em 2010.

 

Segurança

A Assembléia Legislativa do Estado voltou a discutir ontem (16) os graves problemas da segurança pública na Pará. Participaram do debate os gestores dos órgãos de segurança do Estado, 18 deputados estaduais e representantes de entidades populares.

Relatório

O deputado Arnaldo Jordy (PPS), autor do requerimento que deu origem à sessão especial, justificou a necessidade do debate com os altos índices de criminalidade no Pará. O governo, por sua vez, apresentou relatórios dos investimentos feitos na área, desde 2007.

Audiência

Centenas de pessoas participaram de audiência pública em Xinguara, na sexta-feira (13), onde debateram a atuação do governo estadual no município. Três secretários representaram o governo: André Farias, de Integração Regional; Geraldo Araújo, de Segurança Pública; e Valdir Ganzer, de Transportes.

Temas

Carências nas áreas de segurança e infra-estrutura foram os principais temas dos debates. O prefeito José Davi Passos (PT) e lideranças empresariais e dos movimentos sociais participaram do encontro.

Avenida

Entre as decisões tomadas, o governo confirmou o investimento de R$ 8 milhões na construção de uma avenida ao longo do trecho urbano da rodovia PA-150. A obra, que deve começar ainda este ano, será construída em duas etapas.

Delegacia

Na área de segurança, Xinguara vai ganhar uma nova delegacia de polícia, já em construção. A cidade também está no Programa Segurança Cidadã, mas o governo descartou, por ora, o envio de mais policiais para combater os altíssimos níveis de violência no município.

Intimado

Em Novo Repartimento, continua a briga entre as coligações que disputaram as eleições de 2008. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acaba de intimar o prefeito Bersajone Moura (PSB) para se manifestar em ação que ainda tramita naquela corte.

Imbróglio

O vice-prefeito Junailton Cândido da Silva (PRB) também foi intimado. A ação foi impetrada pela coligação ‘Todos por Repartimento’, da candidata derrotada Valmira Alves da Silva (PR). Parece que o imbróglio está longe de terminar.

Decoro

O diretório estadual do PSOL protocolou, na Assembléia Legislativa, pedido de cassação do mandato do deputado Luiz Sefer (sem partido), por quebra de decoro. O documento foi entregue nas mãos do presidente Domingos Juvenil (PMDB).

Certeza

Luiz Sefer responde a processo por crime de pedofilia e está sob investigação da Justiça e de CPI da Assembléia. Ele é acusado de abusar sexualmente de uma menina de 9 anos. Para a presidente do PSOL no Pará, ex-deputada Araceli Lemos, já não há mais dúvidas da participação de Sefer no episódio.

 

Apesar de confirmar que foi sondado para uma possível candidatura a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), em 2010, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), nega qualquer possibilidade de aceitar o convite. E garante que não há chance de mudar de idéia. Será?

Nenhum comentário: