quinta-feira, 19 de março de 2009

Coisas da Política 19 e 20 de março de 2009

Geraldo Francisco de Moraes, o Geraldo Bila, será diplomado hoje (19), no Fórum de São João do Araguaia, como prefeito de Brejo Grande do Araguaia. Apesar de receber o maior número de votos na eleição de 2008, ele não assumiu porque tinha recursos pendentes na Justiça Eleitoral. A posse será no sábado (21).

 

Frente

Correm, nos bastidores da política, informações de que o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) estaria trabalhando na formação de uma frente de pequenos partidos para a disputa do governo em 2009. A chapa seria encabeçada pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB).

Siameses

Desde as eleições municipais de 2008, Queiroz e Duciomar demonstram estar muito próximos. O que se confirmou, agora, na tentativa de criação da CPI da Saúde, na Câmara Municipal de Belém, quando a bancada do PDT se posicionou ao lado do prefeito.

Insensíveis

Nem mesmo as dezenas de mortes de pacientes não atendidos na rede municipal de saúde de Belém, amplamente divulgadas pela imprensa, foram suficientes para sensibilizar os vereadores do PDT. A orientação parece ter sido para proteger Duciomar e ignorar a população.

Treinamento

A Câmara Municipal de Marabá realiza, nesta sexta-feira (20), encontro de capacitação para vereadores que estão no primeiro mandato. O evento acontecerá no auditório da Escola Judith Gomes Leitão e reunirá vereadores de municípios vizinhos a Marabá.

Dívida

Prefeitos liderados pela Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat) discutiram, na terça-feira (17), as enormes dívidas que os municípios têm com a União. Todos querem aproveitar as facilidades oferecidas pelo governo federal para repactuar seus débitos.

Interminável

Mas o governo precisa explicar porque as dívidas das prefeituras para com a União só crescem, apesar de se ouvir, há anos, que as prefeituras vêm pagando o que devem. Nesse sentido, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) afirma que a União é que deve aos municípios, e não o contrário.

Sem fundo

Para que se entenda o quadro, a maior parte dessa dívida se refere a pagamentos não efetuados ao INSS, ao longo de muitas administrações municipais. Mas é mesmo esquisito que esse poço não tenha fundo. Parece que, quanto mais as prefeituras pagam, mais ficam devendo. Muito estranho.

Por que?

A insistência do prefeito Maurino Magalhães (PR) em terceirizar a merenda escolar do município está soando estranha para muita gente. O que se pergunta é por que terceirizar um setor premiado duas vezes, nos últimos anos, pela excelência da gestão e a qualidade da merenda servida nas escolas municipais.

Eficiência

A Prefeitura de Marabá recebeu, em 2006 e 2007, o prêmio ‘Gestor Eficiente da Merenda Escolar’, na categoria ‘Eficiência Nutricional’, representando a Região Norte. O que comprova que o município tem gente capacitada para tocar o setor, provavelmente com custos muito abaixo do que vão cobrar as empresas terceirizadas.


A TAM enviou nota a este Opinião retificando dados de matéria sobre problemas com aeronave da empresa no aeroporto de Marabá. Estranhamente, parece não ter feito a mesma solicitação a outros veículos de comunicação que deram a notícia com as mesmas informações. Dois pesos e duas medidas?

Nenhum comentário: