segunda-feira, 23 de março de 2009

Coisas da Política, 21 a 23 de março de 2009

A Prefeitura de Rio Maria fez publicar, no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (20), nada menos do que cinco editais para compra de computadores para quase todas as secretarias municipais. Parece que não deixaram nem o básico para que o prefeito Walter José da Silva (PSB) possa começar o seu trabalho.

 

Fetagri

A sindicalista Maria Joel foi eleita coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) no sudeste do Pará. Foi durante o 4º congresso da entidade, que começou na quarta-feira (18) e terminou nesta sexta-feira (20), na chácara da Diocese de Marabá, no núcleo Cidade Nova.

Articulação

Maria Joel é filiada ao PT e integra a tendência ‘Articulação Socialista’, liderada no Estado pelo deputado federal Beto Faro. Aliás, todos os componentes da diretoria eleita militam na AS. A tendência ‘PT pra Valer’, da deputada Bernadete ten Caten e do federal Zé Geraldo, ensaiou a apresentação de chapa, mas desistiu, diante da iminente derrota.

Estadual

Sebastião Alves de Souza, o Tião do Sindicato, foi eleito coordenador-adjunto da Regional Sudeste da Fetagri. O ex-coordenador regional, Francisco de Assis Soledade, deverá ser indicado para a Coordenação Estadual. Mais de 200 delegados, de 15 municípios da microrregião, participaram do congresso.

Posse

Não será mais neste sábado (21), conforme anunciado pela Coluna, a posse do prefeito de Brejo Grande do Araguaia, Geraldo Francisco de Moraes, o Geraldo Bila. A cerimônia foi adiada para amanhã, às 10h00, quando o novo prefeito estará recepcionando seus convidados. O deputado João Salame (PPS) confirmou presença no evento.

Estatal

Em São Domingos do Araguaia, a prefeitura retomou a administração do serviço de abastecimento de água da cidade, privatizado em 2006, pelo ex-prefeito Francisco Fausto Braga (PMDB). Para isso, a Câmara anulou a lei municipal que permitiu a assinatura de contrato de concessão com empresa de São Paulo, agora revogado.

Ansiedade

Duas audiências públicas previstas para acontecer na Assembléia Legislativa do Estado são aguardadas com ansiedade nos municípios da região de Tucuruí. Uma delas vai tratar da situação da rodovia PA-151 e foi proposta pelo deputado Deley Santos (PV). Todos querem uma solução para os problemas da estrada.

Sessão

A outra discussão será sobre a atuação da Eletronorte no Estado, incluindo os problemas causados pela empresa nos sete municípios a montante da hidrelétrica de Tucuruí. O assunto deve ser debatido em sessão especial requerida pelos deputados João Salame, Bira Barbosa (PSDB) e Deley Santos.

Candidato

Um almoço na quinta-feira (19) reuniu o prefeito de Belém, Duciomar Costa; o superintendente-executivo do Sebrae-PA, Sebastião Miranda; e todos os deputados da bancada do PTB na Assembléia Legislativa. No cardápio, conforme anunciado aqui há algumas semanas, uma possível candidatura de Tião Miranda ao governo do Estado.

 

Foi publicado ontem (20), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação para contratação da empresa que deve assumir o setor de merenda escolar de Marabá. A contratada ficará responsável pelo fornecimento dos insumos, preparação e distribuição da merenda nas escolas do município.

Nenhum comentário: