quarta-feira, 25 de março de 2009

Coisas da Política, 24 e 25 de março de 2009

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, declarou sua intenção de votar em Aécio Neves (PSDB) para presidente da República, em 2010. Muita gente está se perguntando se o apoio de Jefferson, do qual todos se lembram pelo envolvimento no escândalo do mensalão, não pode enterrar de vez as chances de Aécio dentro do PSDB.

 

Secretário

Depois de dirigir a Administração das Hidrovias do Tocantins e Araguaia (Ahitar) e a Funasa, o economista Josenir Nascimento é agora o secretário-executivo da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep). Nomeado pelo novo presidente da entidade, o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho (PMDB).

Experiência

Durante muitos anos, Nascimento exerceu a mesma função na Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat). Considerado um técnico de grande competência, tem o respeito dos prefeitos e larga experiência no movimento municipalista.

Gabinetes

O vereador Rochael Onofre Meira, o Rochinha (PSDC), presidente da Câmara Municipal de Breu Branco, mandou construir gabinetes anexos ao prédio do Legislativo, para melhorar as condições de trabalho dos vereadores. A obra está sendo executada com recursos próprios da Câmara.

Lista

O Ministério Público do Estado (MPE) quer saber quantos servidores temporários foram contratados pela Prefeitura de Marabá, no atual governo. Gentilmente, solicitou ao prefeito Maurino Magalhães (PR) que apresente a lista dos contratados desde janeiro deste ano.

Marcha

Será nos dias 7, 8 e 9 de julho a 12ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a marcha vai reunir prefeitos de todo o Brasil. Além da pauta oficial, deve debater a profunda queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Certificado

O deputado João Salame (PPS) vai à tribuna da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (24), de onde pedirá à governadora Ana Júlia Carepa (PT) que revogue a obrigatoriedade do certificado ‘Pará-Obras’ para quem participa das licitações de obras do Estado. Segundo ele, a exigência está tirando do páreo pequenas empresas do interior.

Custo

Instituído ainda nos governos tucanos e ressuscitado pelo governo do PT, o ‘Pará-Obras’ é um programa de gestão baseado na família de normas ISO 9000. O problema, segundo Salame, é que o certificado custa às empresas algo em torno de R$ 40 mil, tornando-se impraticável para as pequenas empreiteiras.

Monopólio

O resultado é que as obras contratadas pelo governo são monopolizadas pelas grandes empreiteiras de Belém. Especialmente as ligadas ao poderoso Sindicato das Indústrias da Construção do Estado do Pará (Sinduscon).

Lançamento

O ex-prefeito de Tailândia, Paulo Jasper, o Macarrão, é o mais novo filiado ao partido de Jader Barbalho, o PMDB. Durante a festa de filiação, segundo blogueiros da capital, Jasper lançou o nome de Jader para disputar o governo do Estado, em 2010.

 

O ex-prefeito de Bannach, Geraldo Fernandes Oliveira, o (PMDB), está vivendo um dilema quanto ao seu futuro político e profissional. Está indeciso entre uma possível candidatura a deputado estadual, em 2010, ou retomar os estudos, ingressando no ensino superior.

Nenhum comentário: