quinta-feira, 26 de março de 2009

Coisas da Política, 26 e 27 de março de 2009

O chefe da Casa Civil do governo do Estado, Cláudio Puty, se mostra decidido a não se limitar mais à política de gabinete e está viajando aos municípios para a implantação do Pró-Jovem, programa ligado à sua Pasta. Vai se tornando um importante interlocutor do governo junto à sociedade.


Promessa

Esperança de luz no fim do túnel para as prefeituras, todas no sufoco pelas seguidas quedas nos repasses constitucionais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu que vai avaliar ‘com carinho’ o problema.

Crise

A promessa do presidente foi feita durante evento na Bahia, na última terça-feira (24). Lula culpou a crise financeira internacional pela situação caótica dos municípios e informou que tratará da questão, de forma urgente, com os ministros da Fazenda e do Planejamento.

Prevenção

De olho na crise, o prefeito de Nova Ipixuna, Edison Raimundo Alvarenga (PTB), mandou cortar radicalmente as despesas correntes da prefeitura. Desde outubro, conta Alvarenga, que medidas vêm sendo tomadas para enfrentar os efeitos da crise.

Em dia

A estratégia, segundo o prefeito, permitiu que a Prefeitura de Nova Ipixuna mantivesse suas contas rigorosamente em dia. Ao contrário de outros municípios, cujos prefeitos não se prepararam e estão passando por sérias dificuldades.

Herança

Faça-se justiça, muitos prefeitos cujos municípios estão mergulhados no caos não têm culpa da situação, pois herdaram os problemas dos antecessores. É o caso de Itupiranga e São João do Araguaia, onde os ex-prefeitos Adécimo Gomes (PR) e Marisvaldo Campos (PSDB) deixaram tudo arrasado.

Segurança

O deputado João Salame (PPS) se reuniu, nesta quarta-feira (25), com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Dário da Silva Teixeira. Trataram de questões de segurança nos municípios de Marabá, São Domingos do Araguaia, Tucumã, Pacajá, Barcarena e Rondon do Pará.

Urgência

Acompanhado de lideranças de vários desses municípios, João Salame mostrou ao coronel Dário a necessidade de medidas urgentes para combater a criminalidade. E pediu mais viaturas, efetivos policiais e a realização de operações especiais para diminuir a insegurança que assusta a população.

Audiência

Na manhã de ontem (25), a Câmara Municipal de São Domingos do Araguaia promoveu audiência pública para debater a falta de segurança na cidade. Representantes das Polícias Civil e Militar e da comunidade participaram das discussões. O deputado João Salame foi representado por seu assessor Pedro Rodrigues Lima.

Pesquisa

O PSDB paraense afirma ter em mãos pesquisa de opinião onde Almir Gabriel, Simão Jatene e Mário Couto ganhariam com folga de Ana Júlia Carepa (PT), se as eleições para o governo fossem hoje. Almir, segundo os tucanos, registra a maior diferença em uma possível disputa com a governadora.

 

Na Assembléia Legislativa, o deputado João Salame questionou a anunciada terceirização da merenda escolar em Marabá. E disse não entender como o prefeito Maurino Magalhães (PR) quer entregar à iniciativa privada um setor premiado duas vezes, justamente pela seriedade da gestão pública.

Nenhum comentário: