segunda-feira, 30 de março de 2009

Coisas da Política, 28 a 30 de março de 2009

Publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira (27), extrato de despacho do prefeito de Marabá, Maurino Magalhães de Lima (PR), sobre contrato, sem licitação, da empresa Limp Fort Limpeza Urbana Ltda. Bastante resumida, a publicação nada fala sobre os detalhes da operação e do objeto do contrato.

 

Condenado

Continua rendendo a briga entre o atual prefeito de Curionópolis, Wenderson Azevedo Chamon, o Chamonzinho (PMDB), e seu antecessor, Sebastião Curió (DEM). O ex-prefeito acaba de ser condenado pela Justiça Federal a devolver R$ 1,1 milhão aos cofres da Prefeitura de Curionópolis.

Fraudes

A condenação se deu em processo movido pelo Ministério Público Federal (MPF), a partir de denúncia de Chamonzinho, ainda vereador, em 2004. Foram detectadas irregularidades com verbas do antigo Fundef, licitações fraudadas e uso de notas frias na contabilidade da prefeitura.

Abuso

Além de ser condenado a devolver mais de R$ 1 milhão do que foi desviado, Sebastião Curió perdeu os direitos políticos pelos próximos cinco anos. O ex-prefeito foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2008, por compra de votos e abuso de poder econômico, nas eleições de 2004. O problema é que o TSE só chegou a uma decisão final a quatro meses do fim do mandato.

Inaugurações

O prefeito de Goianésia do Pará, Itamar Cardoso do Nascimento (PMDB), comanda, neste sábado (28), a partir das 16h00, as inaugurações do prédio da Secretaria de Saúde e da Escola Municipal Nelson Pereira Dias. O presidente da Assembléia Legislativa, o peemedebista Domingos Juvenil, participa do evento.

Conflitos

Instalada na quinta-feira (26), na Câmara dos Deputados, subcomissão especial para intermediação de conflitos agrários. Os deputados terão 45 dias para apresentar relatório do trabalho. Do Pará, compõe a subcomissão os deputados Lira Maia (DEM), Beto Faro (PT), Giovanni Queiroz (PDT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB).

Audiência

O objetivo da subcomissão, segundo o que foi divulgado pela Câmara, é tratar das invasões de terra e agressões ao Estado de Direito no Pará. A primeira audiência pública para discutir o cenário de guerra será em Marabá, no dia 6 de abril. Vão ter trabalho os senhores deputados.

Movimento

E os tucanos começam a mostrar disposição para a campanha do próximo ano, com os seus principais nomes se movimentando de olho na sucessão estadual. Depois de passar o fim de semana com Almir Gabriel, em Bertioga, o senador Mário Couto anunciou que é pré-candidato ao governo do Pará.

Concorrente

Já o ex-governador Simão Jatene terá um jantar de aniversário organizado por amigos, no dia 3 de abril. A pré-candidatura de Jatene à sucessão de Ana Júlia Carepa (PT), apesar de ainda não ter sido oficialmente anunciada, não é mais segredo nos meios políticos. Ainda que, para isso, faltem muitos ajustes na pretendida coligação.

 

Prefeito Davi Passos (PT), de Xinguara, nega enfaticamente que será candidato a qualquer cargo em 2010. E afirma que atuará, exclusivamente, na coordenação da campanha de reeleição de Ana Júlia no sul do Pará. Tem muita gente que ainda acha que Passos está escondendo o jogo.

Nenhum comentário: