terça-feira, 21 de abril de 2009

Coisas da Política, 21 e 22 de abril de 2009

Nada menos do que 17 ministros do governo Lula podem deixar o cargo, em abril de 2010, para disputar as eleições. Liderados pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata preferida de Lula à Presidência da República, outros 16 ministros pretendem concorrer ao Senado, Câmara Federal e governos estaduais.

 

Líder

Especulações nos bastidores da política marabaense apontam que a qualquer momento o vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito (PP), pode assumir a liderança do governo municipal na Câmara. Se confirmado, ele substituirá a vereadora Irismar Nascimento Araújo Sampaio (PR), na função.

Preferência

O prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) teria oferecido a liderança do governo, primeiramente, ao vereador Nagib Mutran Neto, o Nagibinho (PMDB), que recusou o convite. Miguelito Gomes passou, então, a ser o alvo do prefeito para exercer a liderança do Executivo na Câmara Municipal.

Verde

O deputado estadual Gabriel Guerreiro passou pela região, neste final de semana. Trabalhando a estruturação do Partido Verde no sul e sudeste do Pará, Guerreiro esteve em dois municípios: Canaã dos Carajás e São Geraldo do Araguaia.

Álcool

As indústrias de álcool combustível terão linha específica de financiamento pelo governo federal, que anunciou a liberação de R$ 2,3 bilhões ao setor. O dinheiro será destinado à estocagem álcool para o período da entressafra, época em que os preços tendem a subir por causa da escassez do produto.

Abacaxi

Técnicos da área de fruticultura da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) estão monitorando pragas nas plantações de abacaxi de Floresta do Araguaia. O objetivo é melhorar a qualidade do abacaxi produzido na região, com menores custos para os produtores.

Agrotóxicos

A ação dos técnicos da Sagri faz parte do projeto de produção integrada de abacaxi, desenvolvido em parceria com a Embrapa. O monitoramento das pragas nas lavouras de abacaxi permitirá a adoção de práticas fitossanitárias menos agressivas ao meio ambiente, com o uso racional de agrotóxicos.

Retorno

Ademir Andrade, presidente estadual do PSB e vereador em Belém, começa a colocar as manguinhas de fora, depois de um tempo em baixa por causa dos escândalos de sua administração na Companhia Docas do Pará (CDP). Prepara-se para sair candidato a deputado federal, em 2010, e fala até na possibilidade de encarar a disputa para o Senado.

Visita

Quatro vilas do município de São João do Araguaia receberam a visita do deputado João Salame (PPS), no último final de semana. O parlamentar se reuniu com as comunidades para conhecer os problemas e as reivindicações de melhorias de cada localidade.

Unale

Acontece, na próxima semana, em Belém, a 12ª Conferência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale). O presidente da Assembléia Legislativa do Pará, deputado Domingos Juvenil (PMDB), estará à frente do evento, que reunirá deputados estaduais de todo o País.

 

Na próxima sexta-feira (24), o deputado federal Zé Geraldo (PT) coordena encontro para discutir os investimentos federais em infra-estrutura logística e energética no Pará. O evento acontece em Belém e contará com a participação de diretores do Dnit e da Eletronorte.

Nenhum comentário: