terça-feira, 28 de abril de 2009

Coisas da Política, 28 e 29 de abril de 2009

Os prefeitos começam a se recuperar do susto pela queda na arrecadação, nos três primeiros meses do ano, e muitos já retomam a execução de obras. Em Água Azul do Norte, o prefeito Renan Lopes Souto (PMDB) vai iniciar a construção de rede elétrica em região rural e a ampliação do sistema de água na sede do município.

 

Sem projeto

Levantamento da ONG ‘Transparência Brasil’ revela que 55 deputados federais não apresentaram nenhum projeto de lei, desde o início do mandato, em janeiro de 2007. Desses, sete parlamentares também estão na lista dos mais faltosos da Câmara Federal.

Paraense

Entre os deputados improdutivos e que acumulam faltas nas sessões da Câmara está o deputado Jader Barbalho, presidente do PMDB no Estado do Pará. Apesar de figurar sempre nas listas dos mais influentes do Congresso, não é a primeira vez que Jader é lembrado pelo excesso de faltas no plenário.

Reunião

O deputado João Salame (PPS), 1º vice-presidente da Assembléia Legislativa, manteve reunião ontem (27) com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Valmir Ortega. Na pauta, a liberação dos planos de manejo nos municípios de Breves, Portel e Melgaço, todos na Ilha do Marajó.

Economia

De acordo com Salame, a liberação dos planos de manejo é fundamental para soerguer a economia daqueles municípios, que está paralisada. Isto porque a atividade madeireira é a principal base econômica do local.

Autoridades

O deputado levou para a reunião o prefeito de Breves, José Antônio Azevedo Leão (PMDB), e todos os vereadores do município. Também participaram da audiência os secretários de Meio Ambiente dos municípios de Portel e Melgaço.

Casas

As autoridades municipais explicaram ao secretário Ortega que até o programa ‘Minha casa, minha vida’, do governo federal, está comprometido no Marajó. Isso porque as casas naquela região são feitas de madeira e não há madeira legal para as construções. Sem manejo, sem casas populares para a comunidade carente.

Resultado

Valmir Ortega assumiu o compromisso de, em duas semanas, começar a liberar os planos de manejo para a região de Breves, Portel e Melgaço. No mesmo prazo, a Sema deve apresentar as pendências dos planos que não forem liberados para que possam ser corrigidas pelos interessados.

Dúvida

Pessoas próximas ao prefeito José Davi Passos (PT), de Xinguara, acreditam que as supostas ameaças de morte feitas a ele não passam de brincadeira de mau gosto. E que teriam partido de algum engraçadinho que, aproveitando-se da tensão no município, aproveitou para tentar aparecer.

Punição

Mesmo que essa interpretação dos fatos esteja correta é preciso que as autoridades envidem esforços para identificar o autor das ‘ameaças’. Se, de fato, foi atitude impensada de alguém, este precisa ser punido exemplarmente, para que a gracinha não se repita.

 

Começa hoje (28) o pagamento do funcionalismo do Estado, referente ao mês de abril. Os primeiros a receber serão os inativos, que poderão sacar seus vencimentos hoje e quarta-feira (29). Os servidores da ativa receberão entre 30 de abril e 5 de maio, de acordo com a programação divulgada pelo governo.

Nenhum comentário: