quinta-feira, 7 de maio de 2009

Coisas da Política, 7 e 8 de maio de 2009


Treze municípios comemoram aniversário de emancipação política entre domingo (10) e quarta-feira (13). São eles: Parauapebas, Curionópolis, Tucumã, Ourilândia do Norte, Brejo Grande do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Rio Maria, Rondon do Pará, Redenção, São Geraldo do Araguaia, Dom Eliseu, Xinguara e Santa Maria das Barreiras.

 

Mais uma

A alta cúpula do governo do Estado está indignada com a postura da Prefeitura Municipal de Marabá, que resolveu despejar grande quantidade de lixo na área destinada à implantação da siderúrgica da Vale. O governo entende que a ação da PMM pode ocasionar problemas com a empresa.

Crime

Em declaração à imprensa, a presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado, Ana Marly Lameira, classifica de ‘criminosa’ a atitude da prefeitura. E esta se defende, com o argumento de que seria provisória a descarga de lixo no local.

Sondagem

O ex-deputado Zé Lima (PP) começou a se movimentar no sentido de sondar a viabilidade de uma nova candidatura a deputado estadual. Ele, que já foi deputado estadual e federal, vem conversando com antigos aliados para medir as chances de voltar à Assembléia Legislativa.

Posse

E por falar em Assembléia Legislativa, o empresário Francisco Gualberto da Silva Neto (DEM), de Tucuruí, tomou posse na última terça-feira (5), assumindo a cadeira do ex-deputado Luiz Sefer, que renunciou. O novo deputado era o terceiro suplente do DEM e assumiu a vaga pelo impedimento dos dois primeiros suplentes.

No G-8

Gualberto Neto assumiu e não perdeu tempo. De imediato, ingressou no G-8, através do qual já conseguiu espaço na agenda do chefe da Casa Civil do governo, Cláudio Puty. Em reunião nesta quarta-feira, Gualberto apresentou a Puty várias demandas de seu município.

Mídia

O prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) reuniu seu secretariado na última terça-feira (5). Segundo fonte que participou da reunião, Maurino reclamou que os secretários estão aparecendo demais na imprensa. Para ele, o prefeito é quem deveria estar na mídia, e não seus auxiliares.

Crise

A aliança PMDB-PT está cada dia mais ameaçada. Na terça-feira (5), toda a direção do Hospital Ofir Loyola, ligada ao PMDB, pediu demissão. Raposas peemedebistas das mais felpudas já advogam junto ao seu líder maior, Jader Barbalho, a tese de que o partido deve desembarcar do governo.

Pressão

Em outras palavras essas lideranças querem romper com o PT. Do outro lado, o governo vem conduzido com tranqüilidade a questão. No fundo, os petistas acham que tudo não passa de pressão por mais espaço e que o PMDB não vai romper porque só teria a perder.

Pescaria

No último sábado (2), em São Caetano de Odivelas, tendo uma pescaria como pano de fundo, o ex-governador Simão Jatene (PSDB) e o ex-deputado José Priante (PMDB) se encontraram para demorada conversa. Ali, afinaram seus pontos de vista sobre o processo sucessório no Estado.

 

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) estará nesta sexta-feira (8) em Parauapebas, onde deve desembarcar no final da tarde. No sábado, vai a Tucumã e Ourilândia do Norte, na PA-279. Na programação da viagem as comemorações do aniversário de emancipação dos três municípios.


Nenhum comentário: