quinta-feira, 18 de junho de 2009

Coisas da Política, 18 e 19 de junho de 2009.

Desde a manhã de ontem (17), Nova Ipixuna deixou de ser Termo da Comarca de Itupiranga, passando a fazer parte da jurisdição de Marabá. A mudança, aprovada pelo TJE, atende a um pedido do Juízo de Itupiranga, em razão da grande distância entre os dois municípios, o que dificultava o acesso da população de Nova Ipixuna aos serviços judiciais.

 

Encontro

Empresários marabaenses se reúnem hoje (18) com o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Cláudio Puty. Na pauta do encontro, segurança pública, incentivos fiscais e titulação de propriedades dentro do programa ‘Terra Legal’.

Impacto

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), Gilberto Leite, está empenhado na mobilização do empresariado para a reunião. E argumenta que é importante a participação de todos, pois os temas que serão debatidos são todos de grande impacto para Marabá e região.

Novo modelo

Segundo o coordenador do Centro de Integração Regional de Marabá, Sebastião Ferreira Neto, a reunião de Puty com os empresários visa fortalecer a relação do governo com o empresariado. Tudo visando à indução de um novo modelo de desenvolvimento para o Estado e para a região.

Pecuária

Foi aprovado por unanimidade requerimento do deputado João Salame (PPS) para realização de sessão especial para discutir a crise na pecuária paraense. A sessão, que ainda não tem data para acontecer, buscará alternativas para evitar o colapso do setor pecuário, diante da suspensão da compra de carne paraense por redes varejistas nacionais.

Razões

Como se sabe, a suspensão do comércio de carne se deu por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), como forma de impedir a continuidade do processo de destruição do meio ambiente. A recomendação abrange os produtos oriundos de fazendas onde a criação de gado ocorre em áreas desmatadas ilegalmente.

Convidados

Para João Salame, é preciso encontrar uma forma de adequar os frigoríficos e propriedades às exigências ambientais. Serão convidados ao debate o MPF, as Secretarias de Estado de Agricultura e de Meio Ambiente, a Adepará, o Ibama e a Delegacia Regional do Ministério da Agricultura, além dos representantes da indústria e dos produtores de carne.

Pedofilia

A comunidade de Redenção tem hoje (18) a oportunidade de denunciar os crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Membros da CPI da Pedofilia da Assembléia Legislativa participam de audiência pública, a partir das 9h00, com a presença de autoridades locais, lideranças políticas e representantes da sociedade civil.

Descrença

Na cerimônia de lançamento da duplicação do perímetro urbano da Transamazônica, na última segunda-feira (15), o deputado Zé Geraldo (PT) anunciou que a rodovia será asfaltada até Itaituba. Teve resposta imediata de Asdrúbal Bentes (PMDB), que disse estar cansado de ouvir essas promessas, mas que espera que desta vez seja verdade.

 

A Assembléia Legislativa aprovou, na terça-feira (16), a classificação do município de Piçarra como estância turística para o Estado do Pará. O projeto aprovado é da deputada Tetê Santos (PSDB), que justificou a proposição no grande potencial turístico do município, localizado no sudeste paraense.

Nenhum comentário: