quinta-feira, 25 de junho de 2009

Coisas da Política, 25 e 26 de junho de 2009.

Em Brasília, na última terça-feira (23), a governadora Ana Júlia Carepa manteve contatos com ministros e com o presidente Lula, trabalhando a liberação de recursos para o Estado. Especula-se que na agenda extra-oficial foram mantidas muitas conversas com o intuito de reaproximar o PT e o PMDB do Pará.


Decisão

Em reunião do diretório na última segunda-feira (22), o PPS decidiu apoiar, na Câmara de Marabá, todos os projetos do Executivo em benefício da comunidade. Mas vai se posicionar contra todos os que forem considerados prejudiciais, como a terceirização da merenda escolar, da coleta de lixo e da iluminação pública.

Acerto

Sobre o anúncio de que o vereador Edivaldo Santos teria se unido à base de Maurino Magalhães (PR) na Câmara, o PPS afirma que isso se deu sem uma conversa com o partido. E que, depois de uma reunião em que as partes reconheceram um distanciamento nos últimos tempos, ficou acertado que, doravante, vereador e diretório atuarão afinados.

Serra Leste

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) aprovou, na última terça-feira (23), o processo de licenciamento ambiental do projeto Serra Leste, em Curionópolis. A decisão do Coema autoriza a Secretaria de Estado de Meio Ambiente a expedir a licença prévia do empreendimento.

Recesso

A Assembléia Legislativa deve encerrar os trabalhos do período na próxima terça-feira (30), com a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Com o atraso na votação da LDO, provavelmente a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado ficará para agosto.

Candidatos

Estão na disputa da vaga no TCE os deputados Luís Cunha (PDT), Júnior Hage (PR), Martinho Carmona (PMDB) e André Dias (PSDB). De olho no processo estão os suplentes desses parlamentares. Um dos suplentes herdará a vaga na Assembléia.

Suplentes

Três ex-deputados estão na expectativa de voltar ao Legislativo. Suzana Lobão, suplente de Júnior Hage; Elza Miranda, suplente de André Dias; e Pio X, que está na suplência de Luís Cunha e de Martinho Carmona. Isso porque Carmona se elegeu pelo PDT, transferindo-se depois para o PMDB.

Audiência

Nesta quarta-feira (24), o deputado João Salame (PPS) conduziu o prefeito Romildo Veloso (PDT) e vereadores de Ourilândia do Norte em audiência com o secretário de Estado de Segurança, Geraldo Araújo. Também presentes o diretor de Polícia do Interior, Miguel Cunha, e o comandante da PM, coronel Luiz Dário da Silva.

Insegurança

Na pauta, os altos índices de violência em Ourilândia e a falta de estrutura da polícia. Como resultado da conversa, Veloso recebeu a garantia de que o Estado providenciará reforço do policiamento no município e enviará uma nova viatura para a Polícia Civil.

Asfalto

Salame também acompanhou o prefeito Veloso em audiência com o secretário de Estado de Transportes, Valdir Ganzer. Ali, Veloso apresentou pedido para pavimentação da rodovia PA-279, no trecho urbano de Ourilândia.


Até 15 de julho próximo, deverão ser publicados os editais da obra de pavimentação da Rodovia Transamazônica. Pelo menos foi isso que garantiram diretores do Dnit, em audiência pública realizada ontem (24) em Belém. O governo diz que todos os trechos, num total de 850 quilômetros, estarão prontos até 2012.

Nenhum comentário: