sábado, 4 de julho de 2009

Coisas da Política, 4 a 6 de julho de 2009

Convênio entre a Secretaria de Estado de Agricultura e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Eldorado do Carajás vai permitir que pequenos produtores do município participem de treinamento sobre produção de leite em Juiz de Fora (MG). O acordo visa apoiar o transporte dos produtores até o local do curso.

Conflito

A sexta-feira foi quente em Rondon do Pará, onde a polícia desocupou, ainda de madrugada, uma área destinada à implantação de loteamento urbano. Os invasores foram retirados e os barracos derrubados com tratores.

Pressão

Durante todo o dia, os sem-teto fizeram manifestações pela cidade. Foram à casa do prefeito Olávio Rocha (PMDB), à prefeitura, Câmara e Fórum. No final da tarde, tentaram voltar ao terreno, mas foram rechaçados pela polícia.

Política

Segundo fonte da Coluna, oito sem-teto foram presos por desafiar as autoridades. A invasão do terreno, segundo a mesma fonte, foi incitada por adversários do prefeito para tentar impedir que ele criasse ali um novo bairro.

Obras

Em Curionópolis, a prefeitura abriu licitação para a execução de obras de terraplanagem, drenagem e pavimentação nas ruas da cidade. De acordo com os avisos no Diário Oficial do Estado de ontem (3), será feita pavimentação em asfalto e em concreto.

Reação

Em Redenção, o prefeito Wagner Fontes (PTB) também mandou abrir licitação para a pavimentação de ruas da sede municipal. Aos poucos, os prefeitos vão reagindo às quedas de receitas do início do ano e arregaçam as mangas para mostrar a que vieram.

No cargo

Conforme anunciado, tomou posse nesta sexta-feira (3) o novo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Carlos Maneschy. A concorrida cerimônia aconteceu no Centro de Convenções da Universidade.

Sudeste

Maneschy foi vice-presidente do PPS no Pará. O deputado João Salame, atual vice do partido, compareceu à posse do amigo. E agendou audiência para tratar de assuntos relacionados à atuação da Universidade no sul e sudeste paraenses.

Polêmica

Depois do recesso de julho, a Assembléia Legislativa vai decidir o que fazer sobre a disputa entre Ourilândia do Norte e Água Azul por um faixa de terras no limite dos dois municípios. Há pouco mais de dois anos, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade da lei estadual que passou a área para Ourilândia.

Sobrevida

Na decisão, o STF deu um prazo de dois anos para que a Assembléia Legislativa do Pará corrigisse a situação, prazo que terminou em maio deste ano. Foi uma espécie de sobrevida à lei inconstitucional, até que o Estado pudesse regulamentar a questão.

Projeto

No mês passado, o deputado Domingos Juvenil (PMDB), presidente da Alepa, deu entrada em projeto de lei para que seja devolvida a Água Azul a área que lhe foi tirada por Ourilândia. O interesse em torno do assunto é grande, já que na área está o projeto de níquel Onça Puma, da Vale.

O PPS realiza, neste final de semana, em Belém, o seu congresso estadual. Serão dois dias de debates com a participação de filiados de todas as regiões do Pará. Na pauta, a eleição do novo diretório estadual e a escolha dos delegados ao congresso nacional da legenda, que acontece em agosto, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: