terça-feira, 10 de novembro de 2009

Coisas da Política, 10 e 11 de novembro de 2009


A Agropecuária Santa Bárbara, do banqueiro Daniel Dantas, emitiu nota à imprensa, nesta segunda-feira (9), informando que a polícia ainda não apareceu lá pelas bandas da fazenda Maria Bonita. A Santa Bárbara acusa a governadora Ana Júlia Carepa (PT) de fazer mídia com a movimentação de tropas na região.


Congresso

Sob o comando do prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho (PMDB), a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) realiza, de 25 a 27 deste mês, o 1º Congresso das Cidades Amazônicas. O evento acontecerá em Belém e vai debater as peculiaridades da Amazônia e a necessidade de a região ser tratada de forma diferenciada pelo governo e outros agentes.

Desvalidos

A falta de autoridades que dignifiquem o título é, hoje, o maior problema dos brasileiros para fazer valer seus direitos, rotineiramente agredidos de forma escancarada. Em Marabá, a coisa virou mesmo casa-da-mãe-joana, quando se trata dos serviços e bens públicos municipais, deixando os cidadãos sem a mínima proteção do poder público.

Invasão

Na feira da Laranjeira, por exemplo, nem chegando às 6 da manhã de domingo o cliente-contribuinte consegue estacionar o carro para fazer suas compras. De um lado, o estacionamento é ocupado pelos veículos de uma empresa comercial da área. Na Avenida Boa Esperança, vendedores de outras cidades ocupam toda a extensão da via com abacaxis, melancias e outros produtos.

Indecência

Os outros dois espaços de estacionamento da feira ficam à disposição de ônibus e vans que fazem linha para localidades do interior do município. E o cliente, esse ser atrevido que insiste em parar ali para fazer suas compras, que se dane e vá estacionar seu carro bem longe. E, se quiser, pode reclamar ao bispo ou que vá plantar batatas.

Pressão

O clima esquentou, na reunião do Plano Territorial Participativo (PTP), em Redenção, na última sexta-feira (6). Delegados municipais queriam saber os motivos de obras decididas em assembléias do PTP, há mais de um ano, não saíram do papel. Representantes do governo alegaram queda na arrecadação para justificar o não-cumprimento dos compromissos.

Processo

Veja como são as coisas. Uma ação por suposto crime eleitoral nas eleições de 2002, no Pará, ainda está pendente de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Respondem por ‘conduta vedada a agente público’ o ex-governador Simão Jatene (PSDB) e o atual prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), que naquele ano foi candidato ao Senado.

Movimento

Quando tudo parecia esquecido, o processo, movido pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação Frente Trabalhista (leia-se Hildegardo Nunes e Giovanni Queiroz), está andando no TSE, ainda que a passos de cágado. No último dia 4, os autos foram encaminhados para o gabinete do ministro Joaquim Barbosa, relator da ação, para as providências finais.


Caiu como uma bomba a notícia da prisão de um delegado e um investigador da Polícia Civil e de um cabo da Polícia Militar, no último domingo (8), em Marabá. O delegado Edivaldo Machado, o investigador Marco Antônio das Neves e o cabo Jacinto dos Santos Neto são acusados de extorsão. Leia matéria nesta edição na página 8 do caderno 1.


Nenhum comentário: