terça-feira, 24 de novembro de 2009

Coisas da Política, 24 e 25 de novembro de 2009


A Prefeitura de Marabá enviou a este Opinião pedido de direito de resposta por nota publicada nesta Coluna, sobre reunião de secretários e empresários para tentar mudanças no governo municipal. O jornal se coloca à disposição para a publicação do direito de resposta, desde que sejam retirados os termos ofensivos da nota enviada na noite de ontem (23) à Redação.


Coletiva

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) anunciou a exoneração do vice-prefeito Nagilson Amoury do cargo de secretário de Saúde de Marabá. E garantiu que anunciará hoje (24) o nome do novo secretário.

Na rua

Nagilson e outros quatro servidores da Saúde foram presos, acusados de participação em fraudes com dinheiro público. Os demais acusados também foram exonerados por Maurino Magalhães. Dois irmãos de Nagilson, Nagilvan e Rodolfo Amoury, pediram demissão dos cargos que ocupavam na secretaria.

Rápido

Falhando sucessivamente no campo administrativo, Maurino continua rápido quando se trata de política. Diante das inúmeras pressões que sofre para dar credibilidade ao seu governo, para transformar Ítalo Ipojucan em um supersecretário e a ex-deputada Cristina Mutran em secretária de Saúde, entre outras, tentou optar por uma solução que atenderia a todos os seus interesses: convidou Ítalo Ipojucan para assumir a Secretaria de Saúde.

Tacada

Com seu jeito brejeiro, de uma tacada só Maurino tentou fazer o que vai no seu coração: tirar Nagilson Amoury da secretaria, impedir Ítalo de ser o supersecretário, o que daria a ele (Maurino) o rótulo de incompetente e contrariaria os interesses do ‘Grupo de Palmas’; impedir que o ex-prefeito Nagib Mutran controle a Secretaria de Saúde e, ao mesmo tempo, colocar no cargo um nome que atenuaria o desgaste que a prisão de Nagilson está produzindo.

Recusa

Mas, no fechamento da edição, chegou a informação de que Ítalo Ipojucan não aceitou o convite para se jogar no olho do furacão. Maurino Magalhães tem uma conversa marcada para esta terça-feira com o ex-prefeito Nagib Mutran Neto (PMDB). A se confirmar a recusa de Ítalo, o papo pode produzir bons resultados.

Súplica

Ontem (23), Maurino Magalhães esteve na Câmara Municipal, pedindo aos vereadores para não aprovarem a CPI da Saúde. Mas a vereadora Vanda Américo (PV) sustentou com firmeza a posição de que é necessário se apurar a fundo as suspeitas de fraudes no setor. Sob pena de a Câmara pagar caro junto à opinião pública, se não cumprir o seu papel.

Assinaturas

Até agora apenas quatro vereadores assinaram o pedido da CPI da Saúde e falta apenas uma assinatura para que a comissão possa ser criada. Nesse cenário, é grande a expectativa em torno do posicionamento da vereadora Júlia Rosa (PDT), presidente da CMM. Com um passado de combatividade em defesa da transparência no setor público, a vereadora prometeu responder hoje (24) se assina ou não o requerimento de criação da CPI.


Em contato com a Coluna, o empresário Albérico Roque (Sinacom) disse que não participou de nenhuma reunião para tratar de mudanças na administração Maurino Magalhães, conforme publicado aqui na sexta-feira (20). O empresário Mauro Souza (Casas Prata) também afirma que não esteve na reunião.


2 comentários:

Anônimo disse...

Caro João Carlos, tal reunião houve ou não ? Os citados negam sua participação. Sr. Prefeito e citados venham a público esclarecer. Ou vai ficar 'o dito pelo não dito' ? Posição muito feia para a PMM.Em 26.11.09, MARABÁ-pa.

Anônimo disse...

Caro João Carlos, ficamos sabendo agora há pouco, via Correio Tocantins que a Ver. Pres. da CMM, Julia Rosa (PDT) assinou favoravel à criação da CPI da SMS. Em 26.11.09, Marabá-PA.