sábado, 7 de novembro de 2009

Coisas da Política, 7 a 9 de novembro de 2009


Em virtude do bloqueio da rodovia PA-150 pelos sem-terra, nesta sexta-feira (6), o deputado João Salame (PPS) se viu obrigado a cancelar agenda com a comunidade de Cumaru do Norte. Lá, o parlamentar iria se reunir com vereadores, prefeito e lideranças comunitárias. Nova data deve ser marcada para o encontro.

Não convence

Colegas do vereador Antônio Hilário Ribeiro, o Antônio da Ótica (PR), ainda não engoliram as explicações dadas por ele para retirar a assinatura do requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara de Marabá. A CPI seria para investigar possíveis irregularidades na Secretaria de Saúde do município.

Procura-se

Apesar da desistência do vereador do PR, mesmo partido do prefeito Maurino Magalhães de Lima, os outros quatro vereadores que assinaram o requerimento ainda não desistiram de instalar a CPI. Estão em busca de mais um parlamentar que possa assinar o pedido, que precisa ser subscrito por um mínimo de cinco vereadores.

A favor

Assinaram favoravelmente à instalação da CPI os vereadores Edivaldo Santos (PPS), Vanda Américo (PV), Antônia Carvalho (PT) e Gerson Varela, o Gerson do Badeco (PHS). A idéia da criação da CPI nasceu de uma sugestão da vereadora Vanda Américo. Leia mais sobre o assunto na página 5 do Caderno 2 desta edição.

Sem-terra

O secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo, se encontrava no Rio de Janeiro, quando recebeu a notícia da interdição da PA-150 e dos conflitos em fazendas do sul do Pará. De lá, procurou administrar a situação, aí inclusa a ordem da governadora Ana Júlia de desobstruir a estrada, primeiro pela negociação e, se necessário, pela força.

Argumento

Na tarde de ontem (6), a rodovia foi liberada pelos movimentos ligados aos sem-terra. O argumento dos líderes sem-terra para os conflitos nas fazendas Maria Bonita e Rio Vermelho é de que estão há 4 anos acampados na beira da estrada, sem que o Incra dê uma solução para o problema.

Inoperante

A inércia do Incra em assentar as famílias e emitir uma decisão quanto às áreas pretendidas não justifica as ações violentas da última quarta-feira (4). Mas os movimentos sociais têm razão quando reclamam que o governo não cumpre sua parte para diminuir a tensão no campo, que já dura muitas décadas no sul e sudeste do Pará.

Zoneamento

Acontece hoje (7), em Marabá, audiência pública sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da região leste do Estado. O evento acontecerá no auditório da Escola ‘Fazendinha’, a partir das 8 horas da manhã, e será presidido pelo secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Marcílio Monteiro.

Debate

Segundo o governo, a audiência irá debater ajustes e inclusões na chamada ‘Carta de Gestão Territorial do ZEE’, fortalecendo a produção sustentável em todo o Pará. São esperados para o evento representantes de segmentos produtivos de Marabá e municípios vizinhos.


Nesta sexta-feira (6), insistentes boatos diziam que o líder do MST no Pará, Charles Trocate, estava com prisão decretada, a pedido da governadora Ana Júlia. No final do dia, veio o esclarecimento: a orientação, segundo o delegado-geral Raimundo Benassuly, é de que todos os envolvidos nos atos de vandalismo sejam punidos.


Nenhum comentário: