quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Coisas da Política, 25 e 26 de fevereiro de 2010




A Câmara Municipal de Marabá aprovou moção de pesar pela morte do marabaense Neuton Miranda, que faleceu no último fim de semana e foi sepultado na terça-feira (23) em Belém. A iniciativa foi da Mesa Diretora do Legislativo e teve aprovação unânime dos vereadores.

Relatório
A CPI da Pedofilia da Assembléia Legislativa do Pará entrega o relatório final das investigações, em sessão especial nesta quinta-feira (25). O deputado Arnaldo Jordy (PPS), relator da CPI, fará uma exposição sobre os trabalhos da Comissão e apresentará as propostas para combater os crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
Autoridades
Segundo a assessoria do deputado Jordy, o senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia no Congresso Nacional, participará da sessão. Representantes do governo do Pará, Tribunal de Justiça, Ministério Público, CNBB, Defensoria Pública e OAB também devem participar do ato.
Eleição
O Partido da República (PR) reuniu suas lideranças em Belém, no início desta semana, de onde saiu fortalecida proposta de lançamento de candidatura própria ao governo do Estado. O nome mais forte da legenda para essa empreitada é o vice-prefeito de Belém, Anivaldo Vale, apoiado pela unanimidade dos participantes da reunião.
Terceira via
Anivaldo Vale também é presidente estadual do PR no Pará e não esconde de ninguém a vontade de se candidatar ao governo. Seria, na avaliação dos membros do partido, a tão falada terceira via na sucessão da governadora Ana Júlia Carepa (PT). Para isso, esperam fazer uma coligação com o PTB e com outras legendas, entre elas o PDT.
Contrariados
No encontro, intensa gritaria contra o governo do Estado. Prefeitos e demais lideranças do PR, reclamam do tratamento dado pelo governo de Ana Júlia às prefeituras comandadas pelo partido. O prefeito de Marabá, Maurino Magalhães de Lima, disse que o governo nada faz para ajudar os municípios. O deputado Lúcio Vale afirmou que o governo não honra compromissos com as prefeituras do PR.
Seca
Desde a terça-feira (23) moradores do Núcleo Cidade Nova estão com as torneiras secas. Nenhuma gota de água na rede da Cosanpa, durante mais de 48 horas até o fechamento desta edição.
Castigo
Apesar da intensa propaganda a respeito de melhorias no abastecimento de água em Marabá, o consumidor ainda não viu resultado prático, pelo menos por ora. Entra governo, sai governo, a histórica incompetência da Cosanpa parece não ter mesmo solução.
Andança
Conforme anunciado, o ex-governador Simão Jatene, pré-candidato do PSDB ao governo, colocou o pé na estrada tão logo terminou o feriado de carnaval. A idéia, segundo Jatene, é visitar o maior número possível de comunidades, antes da campanha eleitoral, para colher subsídios para elaboração do plano de governo a ser discutido com o eleitorado.

Na próxima segunda-feira, 1º de março, acontece a troca de secretários na Casa Civil do governo do Estado. Sai o economista e professor Cláudio Puty, entra o médico santareno Everaldo Martins. No mesmo dia, haverá o desligamento de outros secretários do governo, todos com a pretensão de disputar cargos eletivos em outubro.

Nenhum comentário: